Media

Podcasts

O “Pela Sua Saúde” é um podcast que junta personalidades para debater, de forma descontraída, a atualidade da Saúde, da Ciência e da Sociedade.

Pela Sua Saúde

SNS tem de ajustar a tabela de análises às necessidades
Prevenir em vez de apenas tratar pouparia muito ao Estado, que deve estar atento aos novos biomarcadores. Se forem excluídos, indústria deixará de investir.
A conversa foi moderada por Paulo Sequeira Dias, da APIFARMA, com a participação do imunoalergologista Pedro da Mata e do farmacêutico Rui Pinto, professor da Faculdade de Farmácia e membro da direcção da Ordem dos Farmacêuticos. Os dois especialistas, sublinharam que os laboratórios são “uma peça fundamental não só no diagnóstico da doença”, mas também na confirmação da história clínica, na monitorização dos sintomas e no acompanhamento da terapêutica.

A importância de criar condições para envolver os pacientes nos ensaios clínicos e aumentar o investimento do Estado neste esforço foi defendida no podcast mensal da APIFARMA, onde foi ainda apresentada a ideia de um “balcão dos ensaios clínicos”.
A edição de maio de “Pela Sua Saúde” foi moderada por Elsa Branco, ex-coordenadora do Grupo de Trabalho da APIFARMA para a Investigação Clínica, com a participação de Alexandre Guedes da Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e do neurologista João Massano, do Centro Hospitalar Universitário de S. João.

Na semana Europeia da Vacinação, o desafio de manter a confiança no Plano Nacional de Vacinação (PNV) e a prossecução do esforço de investigação foram alguns dos tópicos destacados pelos convidados do podcast mensal da APIFARMA. Teresa Fernandes, a coordenadora do PNV, recorda que a base desta confiança nacional está na erradicação de doenças, como a poliomielite, que a “população observou” desde a criação do PNV, em 1965, e que “criou em Portugal uma cultura de vacinação”. Francisco Abecassis, pediatra e intensivista no Hospital de Santa Maria, concorda, sublinhando o “orgulho” no PNV, mas acrescenta que o grande desafio é manter essa adesão no futuro.

A invasão da Ucrânia agravou a tendência, já registada nos últimos anos, de aumento dos custos de produção da Indústria Farmacêutica. E, como explicam os convidados do podcast “Pela Sua Saúde” da APIFARMA, José Manuel Zorro, professor no ISEG e António Chaves Costa, vogal tesoureiro na APIFARMA e presidente do conselho de administração da Tecnifar, ao contrário de outras atividades económicas, os crescentes encargos com a produção e distribuição de produtos farmacêuticos não podem ser compensados pela fixação em alta do preço de venda ao público.

A importância do medicamento inovador para a cura e qualidade de vida do doente oncológico, e as consequências da COVID -19 para o diagnóstico e tratamento da doença oncológica em Portugal são os temas centrais do podcast mensal da APIFARMA, “Pela Sua Saúde”. A conversa junta Rui Henrique, Presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Luís Costa, Director do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria (HSM) – Centro Hospitalar Lisboa Norte -, e a jornalista da SIC, Dulce Salzedas, especialista em Saúde.

A conversa com Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do XXII Governo  e cabeça de lista do PS , António Sales, incidiu também nas questões que mais preocupam os portugueses como o acesso à inovação, a desigualdade, a demora no acesso à saúde, a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e o desenvolvimento da investigação clínica em Portugal. António Sales foi deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura e é médico com a especialidade de Ortopedia e Medicina Desportiva.

“O investimento público em saúde, as questões de liderança, o atraso no acompanhamento de doentes Não-Covid, as parcerias público-privadas e os desafios da inovação foram alguns dos temas que animaram o encontro com o Coordenador Nacional da área da Saúde do Conselho Estratégico Nacional do PSD. António Araújo dirige o Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário do Porto, é médico e Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto.

Numa conversa descontraída, conduzida por André Macedo, Vânia Maia, jornalista da Visão, Nuno Guedes, jornalista da TSF, João Faiões, jornalista da SIC, e Sofia Neves, jornalista do Público analisaram os principais desafios do jornalismo na área da saúde, sobretudo numa altura em que as atenções estiveram voltadas para este sector devido à pandemia.

O primeiro episódio do “Pela Sua Saúde” aborda os desafios que a pandemia de Covid-19 impôs aos Doentes, à Comunicação Social e às empresas farmacêuticas, e a relação entre estes actores ao longo da pandemia. Com Ana Sampaio, Ricardo Costa e Paulo Teixeira.

Associados Apifarma

A APIFARMA tem 116 empresas associadas. Consulte a lista.

Ver listagem de associados

Fale connosco

Tem alguma questão sobre o nosso site, serviços e áreas de intervenção?

Contacte-nos