Procurar
Close this search box.

Investigação

Cancro: Cada Dia Conta. Da prioridade à Acção.

Cancro: Cada Dia Conta. Da prioridade à Acção.

O cancro é uma das principais prioridades da Comissão Europeia no domínio das políticas de Saúde, o que se traduzirá na aprovação de um Plano Europeu de Combate ao Cancro e na criação da Missão Cancro, com o objectivo de salvar mais de 3 milhões de vidas nos próximos 10 anos, vivendo-se mais e com melhor qualidade de vida.

Partilhar

Portugal preside à União Europeia (UE) durante o primeiro semestre de 2021. Esta é uma oportunidade única para estabelecer uma plataforma de diálogo e colocar a Oncologia como uma prioridade da Saúde em Portugal. Em Portugal, o cancro é a patologia com a maior carga de doença. É a principal causa de morte antes dos 70 anos e a segunda em termos globais.

 No entanto, o investimento na sua prevenção e no seu tratamento estão bastante abaixo da média Europeia. Em Portugal o valor per capita investido no tratamento do cancro é cerca de 57,5% do valor da média Europeia. Todos os anos 3,5 milhões de Europeus são diagnosticados com cancro e 1,3 milhões morrem desta doença.

A APIFARMA organizou a Conferência Digital e Presencial “Cancro: Cada Dia Conta. Da Prioridade à Acção” no dia 26 de Maio, das 8h30 às 12h00.

Tratou-se de uma conferência digital aberta a todos, enquadrada na presidência portuguesa da União Europeia, onde foram apresentado os resultados das sessões de trabalho, realizadas com um vasto painel de peritos, dedicadas ao levantamento dos desafios e necessidades não satisfeitas do doente oncológico, organizada em parceria com o Grupo Impresa no âmbito do Projecto “Mais Saúde, Mais Europa“.

Com o objectivo de contribuir de forma construtiva e com medidas concretas para o Plano Nacional de Luta Contra o Cancro, foi uma oportunidade única de mostrar o compromisso de todos em combater eficazmente o cancro e salvar as vidas de milhares de cidadãos, não deixando ninguém para trás.

Foi ainda apresentado o estudo “Oncologia em Portugal: Onde estamos e para onde queremos ir”. As recomendações e conclusões resultaram do trabalho prévio de grupos de reflexão sobre os quatro pilares do Plano Europeu de Combate ao Cancro, nomeadamente Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Qualidade de Vida.

E foram debatidos os temas “A importância e as Expectativas do Plano Europeu de Combate ao Cancro”, o “Impacto da Inovação do Doente” e a “Implementação da Estratégia Nacional para o Cancro”. Houve ainda espaço para a palestra “Estratégia Nacional de Combate ao Cancro: A Experiência da Eslovénia”.

O programa está disponível aqui. Consulte aqui o programa detalhado com a informação dos oradores que estiveram presentes na Conferência “Cada Dia Conta. Da Prioridade à Acção”.

Consulte as apresentações:

John F. Ryan, Diretor de Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar (DG SANTE), Comissão Europeia | Director for Public Health at Directorate-General for Health and Food Safety (DG SANTE), European Commission

Matti Aapro, Presidente da Organização Europeia de CanCro (ECO) President of the European CanCer Organisation (ECO)

Ken Mastris, Presidente da Aliança Europeia de Doentes com Cancro (ECPC) President of the European Cancer Patient Coalition (ECPC)

Thomas Hofmarcher, Investigador no Instituto Sueco de Economia da Saúde (IHE), Coordenador do projeto “European Cancer Dashboard” | Researcher Manager at the Swedish Institute for Health Economics (IHE), Coordinator of the Project “European Cancer Dashboard.

Fátima Cardoso, Directora da Unidade de Mama, Centro Clínico Champalimaud da Fundação Champalimaud e Presidente ABC Global Alliance | Director of the Breast Unit, Champalimaud Clinical Center of Champalimaud Foundation and President of the ABC Global Alliance

Rui Medeiros, Presidente da Associação Europeia de Ligas Contra o Cancro (ECL) President of the Association of the European Cancer Leagues (ECL)

Carla Bedard Pfeiffer, Vice-presidente do Grupo de Trabalho de Medicina de Precisão na EFPIA – Federação Europeia da Indústria e Associações Farmacêuticas | Vice-Chair of EFPIA – European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations Precision Medicine Working Groups

Joana Sousa, MOAI Consulting: Metodologia | MOAI Consulting: Methodology

Branko Zakotnik, Coordenador do Programa Nacional de Controlo do Cancro da Eslovénia | Coordinator of the National Cancer Control Programme (NCCP) of Slovenia

 

Reveja a conferência em português e em inglês.[/vc_column_text]

No âmbito do projecto “Cancro: Cada Dia Conta. Da prioridade à Acção”, que se prolongará durante a Presidência Portuguesa da UE, a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – organizou a Conferência inaugural no passado dia 25 de Novembro, entre as 09H00-13H00, em formato Digital.

 

Reveja a conferência:

[/vc_column][/vc_row]

Documentos úteis

Apresentações

Programa