• Home
  • Notícias
  • Semana Europeia da Vacinação assinala-se de 26 de Abril a 2 de Maio
Procurar
Close this search box.

Vacinas

Semana Europeia da Vacinação assinala-se de 26 de Abril a 2 de Maio

Semana Europeia da Vacinação assinala-se de 26 de Abril a 2 de Maio

As vacinas aproximam-nos

Partilhar

De 26 de Abril a 2 de Maio, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica assinala a Semana Europeia da Vacinação, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que, este ano, celebra o contributo dos Programas de Vacinação para a promoção da saúde e para a qualidade de vida de milhões de pessoas.

 

Em simultâneo, a edição de 2021 da campanha – sob o mote “As Vacinas Aproxima-nos” – assinala o papel fundamental da vacina contra a Covid-19 no regresso da sociedade ao quotidiano. A APIFARMA reafirma que este é o tempo de confiar na Ciência e na Investigação Clínica que possibilitaram e continuarão a possibilitar alcançar soluções de saúde inovadoras – medicamentos, vacinas e meios de diagnóstico – eficazes, seguras e de qualidade. Esta é a missão da Indústria Farmacêutica.

 

A OMS salienta que os Programas de Vacinação robustos, como é o caso do Programa Nacional de Vacinação (PNV) em Portugal, contribuem para prevenir doenças potencialmente fatais ou incapacitantes e permitem que milhões de pessoas cresçam saudáveis e desfrutem de um envelhecimento saudável. Por isso, os serviços de vacinação de rotina devem ser mantidos, sobretudo no contexto da pandemia de Covid-19 que o mundo enfrenta.

 

 

As vacinas permitiram erradicar algumas doenças terríveis – a varíola matou 300 milhões de pessoas no século XX – e prevenir muitas outras. A poliomielite, a difteria, a tuberculose são exemplos de doenças infecciosas muito comuns no passado recente, doenças letais ou altamente incapacitantes, mas que são agora raras no nosso país, porque as vacinas ajudaram a estabelecer a chamada protecção de grupo.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vacinação previne a morte de dois a três milhões de pessoas por ano em todo o mundo, evitando que quase 750.000 crianças sofram de algum tipo de incapacidade. Desde 1990, as vacinas, a par com outros medicamentos inovadores evitaram mais de 110 mil mortes e contribuíram para o aumento da esperança média de vida em 10 anos.

 

Durante esta semana estão a decorrer várias iniciativas ligadas à Semana Europeia da Vacinação que poderá acompanhar no nosso site.

 

Para mais informação sobre o valor das vacinas, consulte a infografia que disponibilizamos aqui.