Procurar
Close this search box.

Responsabilidade Social

Conheça os vencedores da 5ª edição

Conheça os vencedores da 5ª edição

Uma iniciativa conjunta da APIFARMA e do Clube de Jornalistas

Prémio “Jornalismo em Saúde”
Partilhar

No Dia Mundial da Saúde, APIFARMA e Clube de Jornalistas distinguem os melhores trabalhos jornalísticos nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.

 

 

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o Clube de Jornalistas anunciam os vencedores da 5.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.

 

  • Vânia Maia, jornalista da Visão, pelo trabalho “Os heróis da Linha da Frente”, é premiada na categoria Imprensa. Com Sara Belo Luís e Sónia Calheiros, e Fotografia de José Carlos Carvalho, Luís Varra e Marcos Borga.
  • Nuno Guedes, jornalista da TSF, pelo trabalho “Diário da nossa Pandemia”, é premiado na categoria Rádio. Sonoplastia de André Tenente.
  • João Faiões, jornalista da SIC, pelo trabalho “Estamos Vivos”, é premiado na categoria Televisão. Imagem de João Tuna.
  • Sofia Neves, jornalista do Público, pelo trabalho “O caso da fábrica de calçado: Como se desenrolou um dos primeiros surtos de covid 19 em Portugal?”, é premiada na categoria Jornalismo Digital. Infografia de José Alves e Francisco Lopes.

 

O Grande Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a João Faiões, jornalista da SIC, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Televisão.

 

Inês Loureiro Pinto, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelo trabalho “E depois da pandemia: Como vamos encarar o SNS e a saúde pública?”, é premiada com a distinção Universitário Revelação.

 

A data e local da cerimónia de entrega de prémios serão anunciados oportunamente.

 

No contexto de pandemia, realçamos a importância da Comunicação Social e da profissão de Jornalista.

 

Constituição do Júri da 5.ª edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas:

  • Cesário Borga, jornalista, Clube de Jornalistas
  • Carlos Lobato, jornalista, Casa de Imprensa
  • António Santos, enfermeiro, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospital
  • Jorge Penedo, médico, personalidade de mérito na Saúde
  • António Borga, jornalista, personalidade de mérito no Jornalismo

 

Sobre o “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde”

O “Prémio Jornalismo em Saúde” é uma organização do Clube de Jornalistas, promovido com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

 

A iniciativa pretende contribuir para promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde com enfoque em aspectos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.

 

O prémio distingue trabalhos jornalísticos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses na área da Saúde, realizados por profissionais da comunicação social, em quatro categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Digital.

A distinção “Universitário Revelação”, dirigida a recém-licenciados de Comunicação Social e Jornalismo, incide estritamente sobre trabalhos académicos sendo, por isso, uma categoria autónoma.