Procurar
Close this search box.

Actividade

Programa “Tratar de Mim”

A Saúde é, por si só, um sector com grande relevância económica em Portugal, destacando-se, entre outros, o valor de exportações que aporta.
TratarDeMim

O que é o programa Tratar de Mim?

Tratar de Mim é um programa de literacia em saúde desenvolvido pela APIFARMA, em parceria com a  ANF – Associação Nacional das Farmácias, a DGS – Direcção-Geral da Saúde, o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Médicos e a Valormed, para consciencializar a população portuguesa para a importância da utilização responsável e segura dos medicamentos não sujeitos a receita médica, para o alívio e tratamento dos sintomas de saúde de menor gravidade.

Com o Programa Tratar de mim desenvolvemos materiais informativos que permitem ao cidadão, e também ao profissional de saúde, conhecer e orientar as decisões individuais em saúde. Atualmente, já é possível obter folhetos informativos sobre a utilização segura e responsável dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica, “como organizar a sua farmácia de medicamentos”, Febre, Gripes e Constipações e Dores de Garganta, Obstipação, Dores de Cabeça, Rinite Alérgica, Tosse em Adultos e Diarreia. Progressivamente irá ser alargada a informação e aconselhamento a temas de saúde de interesse geral para a população e desenvolver acções formativas em universidades e escolas do país.

O programa Tratar de Mim visa incentivar as pessoas a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde, explicando de forma simples e clara em que situações deverá procurar aconselhamento farmacêutico e em que situações deverá recorrer ao seu médico.

  • Medicamentos não sujeitos a receita médica: um valor na saúde e na economia.
  • Utilização responsável e segura dos medicamentos não sujeitos a receita médica.
  • Esclarecimento da população sobre quais as situações passíveis de serem tratadas com recurso a medicamentos não sujeitos a receita médica.
  • Capacitar a população sobre quais os medicamentos não sujeitos a receita médica e em que circunstâncias podem e devem ser utilizados.
  • Contribuir activamente para uma melhor literacia em saúde da população portuguesa.
  • Vantagens de uma utilização correcta dos medicamentos não sujeitos a receita médica.
Reconhecer a importância do programa Tratar de Mim para a gestão individual da saúde de cada cidadão e para a sustentabilidade do SNS, nomeadamente através da capacitação do doente para tratar de si e da redução da procura de consultas médicas no SNS;
Enquanto profissional de saúde comprometo-me a informar, educar e apoiar todos os doentes e cidadãos para a importância do programa Tratar de Mim.
Enquanto doente comprometo-me a Tratar de Mim procurando, em primeiro lugar, aconselhamento farmacêutico e, só ao fim de cinco dias, caso os sintomas persistam, é que procurarei aconselhamento médico.

Envolver os profissionais de saúde – médicos, farmacêuticos e enfermeiros -, a promover e partilhar conselhos sobre a utilização de medicamentos não sujeitos a receita médica, bem como a introduzir objectivos individuais de saúde, em termos de decisões conscientes de autocuidado, reconhecimento de sintomas e quando procurar aconselhamento médico ou farmacêutico. Porque conhecimento é poder.

O tempo para agir é agora. Por isso seremos todos agentes de mudança: Ministério da Saúde, profissionais de saúde, doentes e cidadãos para que a saúde esteja em primeiro lugar. Até que a ideia de tratar de mim, seja tão natural como respirar. O investimento que soubermos fazer hoje em Saúde é, indubitavelmente, uma aposta no futuro, no desenvolvimento da sociedade portuguesa, na qualidade de vida dos cidadãos e na redução e optimização de encargos, a longo prazo, dos serviços de Saúde.

Incentivar os profissionais de saúde a apoiarem o doente a tratar de si, desenvolvendo para isso mecanismos que incentivem as práticas saudáveis, a prevenção de doenças e o equilíbrio do corpo e da alma. Porque uma vida sã é muito mais que não ficar doente. Estão disponíveis folhetos informativos sobre a utilização segura e responsável dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica e sobre a “organização da sua farmácia de medicamentos”, bem como a sua melhor forma de os conservar. Progressivamente irá ser alargada a informação a temas de saúde de interesse geral para a população e desenvolver acções formativas em universidades e escolas do país.

Incentivar os médicos a avaliar os doentes relativamente à sua condição para gerir de forma autónoma a sua saúde e identificar aqueles que estão mais receptivos a receber informação sobre como tratar de si próprios e a promover a prática da automedicação. A redução da procura de consultas por parte dos doentes para tratar de situações de saúde ligeiras irá libertar tempo aos profissionais de saúde para que se dediquem a doentes com situações de doença mais graves.

Reforçar e apoiar o doente a tratar de si para que haja uma maior responsabilidade pela sua saúde e pelo bem-estar e das suas famílias. Fazer com que cada um se junte a mim nesta missão. Porque uma vida saudável começa em cada um.

Falar da saúde na primeira pessoa. Fazer dela a minha prioridade, porque uma vida saudável é uma vida muito mais feliz. Sou responsável pela forma como trato de mim e por isso melhoro a minha qualidade de vida, estabeleço sentimentos de auto estima e de confiança em mim e nos meus comportamentos.

Tratar de Mim para resolução de problemas de saúde sem gravidade

Sabia que, em países como o Reino Unido, uma em cada cinco consultas são para tratamento de problemas de saúde menores, tais como dores de cabeça, tosse, gripes e constipações, ou até dor nas costas. (Fonte: Selfcare Forum).

A maioria das pessoas sabe que estes sintomas não constituem um problema sério de saúde, no entanto procuram na consulta médica um alívio rápido dos seus problemas de saúde, para além de quererem saber o tempo que estes sintomas irão permanecer ou o que fazer em caso de alteração dos sintomas. 

A boa notícia é que o programa Tratar de Mim pode ajudá-lo a gerir a maioria destas situações de saúde de menor gravidade. E lembre-se que ao tratar de si está também a libertar recursos ao SNS e tempo ao seu médico de família, tornando mais simples conseguir uma consulta rápida quando estiver efectivamente na presença de uma doença com sintomas mais graves.

E lembre-se que o acesso rápido e fácil à sua farmácia, o aconselhamento farmacêutico e os medicamentos não sujeitos a receita médica ajuda-lo-ão no alívio imediato destes pequenos problemas de saúde.

Trate de Sí!

O programa Tratar de Mim disponibiliza folhetos informativos que o podem ajudar no alívio e tratamento de sintomas de saúde de menor gravidade. Estes folhetos fornecem informação útil sobre o seu estado de saúde, e ajudam-no a perceber em que circunstâncias poderá recorrer à utilização dos medicamentos não sujeitos a receita médica de forma responsável, rápida, simples, segura e de fácil acesso.

Tratar de Mim

O incentivo a uma melhor saúde passa também pela qualidade da informação que está disponível aos cidadãos, permitindo assim tomar decisões racionais sobre a sua saúde, cujo impacto se estende para além da saúde individual do cidadão, e se repercute positivamente no sistema de saúde.

Os medicamentos podem ser medicamentos sujeitos a receita médica e medicamentos não sujeitos a receita médica. Esta classificação permite saber quais os medicamentos que exigem prescrição e utilização sob supervisão médica e aqueles que podem ser adquiridos sem necessidade de receita médica.

Saiba mais

Um dos objectivos do programa Tratar de Mim consiste em alargar aos mais jovens a informação sobre saúde e a promoção de hábitos de vida saudável.

Jogo Tratar de Mim

Acompanhe as notícias e divulgação do Programa Tratar de Mim nos Media e junto dos seus parceiros.

Notícias

Tratar de Mim na sua farmácia

Divulgação nas Universidades

“Tratar de Mim” – Para uma Saúde Responsável – Programa para a consciencialização da adopção de hábitos de vida saudáveis, criado pela APIFARMA/OTC.

Perguntas e Respostas