Procurar
Close this search box.

Actividade

Política

A APIFARMA, no âmbito da sua missão associativa, procura permanentemente demonstrar o valor da indústria farmacêutica, com recurso a diversos instrumentos e canais de comunicação.

O que defende

A sua acção junto dos órgãos de Soberania e autoridades reguladoras, relativa às políticas de saúde – nas vertentes económica, financiamento, regulamentar, fiscal, propriedade industrial e outras – visa garantir um reforço do Sistema de Saúde, adequando-o às necessidades das pessoas, assegurando-se o acesso dos portugueses aos meios mais adequados ao seu estado de saúde.

Inovação

A Inovação nas Tecnologias de Saúde é um investimento na sustentabilidade da sociedade.

É fundamental que Portugal crie condições para que o seu sistema de saúde seja de qualidade, eficiente e se assuma como um factor de competitividade, de forma a que o país beneficie em pleno do ciclo virtuoso da Saúde: um bom sistema de saúde traduz-se em bons cuidados (preventivos, curativos, de acompanhamento), o que, por sua vez, é fundamental para a riqueza de um país (melhores recursos produtivos e capacidade de arrasto do sector face aos outros).

Ou seja: Saúde = Riqueza = Saúde.

Sustentabilidade

A sustentabilidade no Serviço Nacional de Saúde é essencial para a qualidade dos cuidados em Portugal.

Para garantir essa sustentabilidade, desde 2011 que a APIFARMA e as empresas associadas têm concretizado protocolos anuais com os diferentes governos, que permitem ao SNS manter a sua capacidade de fornecer medicamentos, apesar das políticas públicas de redução de despesa do Estado.

Ensaios Clínicos em Portugal

Portugal tem condições para ter mais protagonismo na realização de ensaios clínicos, com benefícios para os doentes portugueses e para os Centros de Investigação Nacionais, permitindo, captar projectos internacionais estruturantes que respondam aos desafios da economia nacional.

Embora os níveis de investimento em ensaios clínicos em Portugal tenham crescido significativamente desde 2012, estão ainda entre os mais baixos da Europa Ocidental.

O investimento em Ensaios Clínicos permite:

Com o objectivo de atrair mais ensaios clínicos para Portugal, a APIFARMA em parceria com a AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica), lançou uma plataforma digital que pretende assumir-se como o maior agregador de informação, em Portugal, sobre investigação clínica.

Para saber mais informações clique aqui.

Subfinanciamento

O subfinanciamento crónico do serviço Nacional de Saúde reflecte-se em termos financeiros, em défices sucessivos e impede a resolução dos constrangimentos financeiros e das dívidas dos hospitais públicos.

A APIFARMA tem vindo a alertar para a questão do subfinanciamento crónico do sector da Saúde, sendo possível verificar que os investimentos na Saúde não são adequados à sustentabilidade face ao envelhecimento da população.

Um dos sinais mais visíveis dos problemas financeiros do SNS é o acumular de dívidas à Indústria Farmacêutica (IF), nomeadamente por parte dos hospitais públicos, cujo valor, nos últimos anos, tem correspondido a mais de um ano de fornecimento de medicamentos sem juros.

Internacionalização

A aposta na internacionalização das empresas farmacêuticas nacionais incentiva a inovação e competitividade em Portugal.

Desde 2005 que as empresas farmacêuticas de base nacional, produzem e exportam a partir de Portugal. O INFARMED e a AICEP associaram-se ao projecto PharmaPortugal – Projecto Estratégico para Exportação e Internacionalização da Indústria Farmacêutica.

Principais objectivos do PharmaPortugal:

As empresas farmacêuticas em Portugal exportam para vários mercados, contando-se entre os principais a África francófona, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Polónia, Rússia, América do Sul e Médio Oriente.