Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 08-02-2019

Sistema de Verificação de Medicamentos entrou em vigor a 9 de Fevereiro
No dia 9 de Fevereiro de 2019 entraram em vigor as novas regras Europeias para os dispositivos de segurança a figurar nas embalagens dos medicamentos e através das quais se pretende reforçar os mecanismos que evitam a entrada de medicamentos falsificados no circuito de abastecimento legal.

Em Portugal este é um fenómeno totalmente contido, não existindo historial de detecção de medicamentos falsificados na cadeia de abastecimento legal.

O Sistema de Verificação de Medicamentos é, no entanto, um sistema pan-europeu que, ao assegurar a rastreabilidade do medicamento ao longo de todo o circuito, beneficia em primeiro lugar o doente, contribuindo para garantir a segurança, a eficácia e a integridade dos fármacos.

O Sistema Europeu de Verificação de Medicamentos será uma ferramenta adicional para fortalecimento da cadeia de abastecimento legal e assim cumprir o objectivo central do projeto que consiste na protecção dos doentes.

A Indústria Farmacêutica, parceiro activo deste projecto desde a génese, continuará a assegurar o abastecimento regular dos medicamentos necessários para a Saúde das populações, nomeadamente dos portugueses.

De acordo com o artigo 48.º do Regulamento Delegado 2016/161, as embalagens libertadas para o distribuidor e para as farmácias antes do dia 9 de fevereiro de 2019 poderão circular livremente até ao final do respectivo prazo de validade.
 
Informações adicionais em www.apifarma.pt/mvo/Paginas/default.aspx
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE