Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 31-10-2018

Estudo APIFARMA: Os medicamentos inovadores acrescentam valor a Portugal

O estudo “O Valor do Medicamento em Portugal”, elaborado para a APIFARMA com a colaboração de consultores da McKinsey & Company, conclui que os medicamentos inovadores acrescentam valor significativo a Portugal e trazem benefícios superiores à despesa total em fármacos.
 
 
O valor dos anos de vida saudável ganhos nas oitos doenças consideradas no estudo representa entre 5 a 7 mil milhões de euros/ ano, acima do gasto total em medicamentos, situado nos 3,8 mil milhões de euros.
 
 
Para avaliar os impactos humanos e sociais, foram selecionadas oito áreas terapêuticas: Cancro do Pulmão de células não pequenas, Cancro Colo-Rectal, Esquizofrenia, Infecção pelo VIH/SIDA, Insuficiência Cardíaca, Diabetes, Artrite Reumatóide e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.
 
 
O estudo conclui que, desde 1990, em Portugal, os medicamentos inovadores foram responsáveis pelo acréscimo de 2 milhões de anos de vida saudável (DALY), dos quais 180 mil apenas no ano de 2016. Evitaram-se mais de 110 mil mortes e a esperança de vida foi prolongada até 10 anos.
 
 
No plano social, os medicamentos inovadores permitiram que os doentes continuassem a ser produtivos, gerando cerca de 280 milhões de euros/ ano em rendimento adicional para as famílias nas oitos doenças estudadas, o que representa cerca de 1.000 euros/ mês por família afectada.
 
 
Adicionalmente, os medicamentos inovadores permitiram reduzir hospitalizações e outros custos directos com saúde em cerca de 560 milhões de euros/ ano.
 
 
O estudo constitui uma inovação em Portugal. Pela primeira vez foram coligidos e analisados dados referentes à realidade nacional, com o objectivo de apresentar uma perspectiva holística sobre o valor dos medicamentos em Portugal, observando três dimensões: valor humano, valor social e valor económico.
 
 
O estudo foi apresentado no âmbito do Congresso “Compromisso com as Pessoas. Mais e Melhor Vida”, que decorreu, no passado dia 30 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira).
 
 
Jorge Sampaio, Presidente da República de 1996 a 2016, Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Alexandre Quintanilha, Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, são algumas das personalidades que marcaram presença no programa do Congresso “Compromisso com as Pessoas. Mais e Melhor Vida”.
 
 
O Estudo está disponível aqui e a Infografia aqui. Consulte aqui a apresentação do estudo realizada durante o Congresso da APIFARMA. A versão em Inglês do estudo está disponível aqui e a versão inglesa da Infografia está disponível aqui.
 
 
Consulte o programa final aqui.
 
Consulte o Resumo de Imprensa aqui.
 
Consulte os discursos do Presidente da Direcção da APIFARMA, João Almeida Lopes aqui e o do Presidente da Mesa da Assembleia-geral da APIFARMA, João Gomes Esteves aqui.
 
As fotografias estão disponíveis aqui.
 
Assista ao vídeo sobre o Valor do Medicamento.
 
Assista ao vídeo sobre o Valor da Indústria Farmacêutica de base produtiva nacional.
 
Assista ao vídeos dos depoimentos dos médicos e dos doentes - Parte 1 e Parte 2. E sobre o futuro da Inovação Terapêutica em Portugal. 
 


 


















































 
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE