Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 24-07-2020

Dia Internacional do Autocuidado assinala-se a 24 de Julho
A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica associa-se ao Dia Internacional do Autocuidado, que se celebra a 24 de Julho. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), procura sensibilizar as pessoas para a importância de cuidarem da sua saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 
A APIFARMA assinala esta data, desde 2015, através do programa Tratar de Mim que visa contribuir para a gestão de problemas de saúde menores, através de uma maior consciencialização da população portuguesa para a utilização responsável dos medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM).
 
Estudos internacionais recentes indicam uma mudança comportamental, provocada pela pandemia da COVID-19, na relação com os Sistemas de Saúde. Os dados indicam que na Holanda, durante o mês de Março, 80% das pessoas que participaram no estudo resolveram, situações de saúde de menor gravidade – como dores nas costas, constipações e dores de garganta – através do recurso a uma automedicação responsável, sem necessidade de consultarem o seu médico.
 
Já no Reino Unido, estudos recentes confirmam uma clara tendência para a prática de uma automedicação responsável no tratamento de situações de saúde menores, permitindo, assim, aliviar o Sistema de saúde para as situações de saúde efectivamente graves.
 
Para assinalar a data, a Associação Europeia de Automedicação – AESGP lança a campanha “Self-Care Generations” para sensibilizar para os benefícios do autocuidado 24 horas por dia, 7 dias por semana, desde a infância até aos anos activos e saudáveis. Esta campanha decorre até ao próximo dia 29 de Julho no LinkedIn e no Twitter e incluiu a publicação de vídeos, publicidade online, artigos de opinião e histórias reais de experiências individuais sobre o autocuidado.
 
Sobre o programa Tratar de Mim
O programa da APIFARMA, criado em 2015, visa contribuir para a gestão de problemas de saúde menores, através de uma maior consciencialização da população portuguesa para a utilização responsável dos medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e para a importância do aconselhamento farmacêutico.
 
Para isso, a APIFARMA OTC – comissão que representa o conjunto das empresas associadas que desenvolvem actividade na área dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica – desenvolveu diversos materiais informativos que permitem elucidar os cidadãos e os profissionais de saúde como orientar as decisões individuais de saúde.
 
Os cidadãos podem consultar folhetos sobre a utilização segura e responsável dos medicamentos não sujeitos a receita médica, como organizar a farmácia de medicamentos, dores de garganta, cefaleias, entre outros temas.
Toda a informação pode ser consultada através do site www.apifarma.pt/tratardemim e da página de Facebook www.facebook.com/programatratardemim.
 
A APIFARMA considera o “Tratar de Mim” um activo estratégico para a promoção da saúde pública dos portugueses e um importante contributo para melhorar os níveis de literacia em saúde, capaz de gerar melhorias ao nível dos resultados em saúde e da sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde.
 
O programa “Tratar de Mim” é uma iniciativa da Comissão APIFARMA OTC e tem como parceiros a ANF - Associação Nacional das Farmácias, a DGS - Direcção-Geral da Saúde, o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Médicos e a Valormed.
 
Consulte aqui os principais resultados alcançados.
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE