Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 14-01-2020

Conferência O Valor do Diagnóstico para o Sistema de Saúde e para o Cidadão
A APIFARMA Diagnósticos realizou a Conferência "O Valor do Diagnóstico para o Sistema de Saúde e para o Cidadão - O Caso da Diabetes", no passado dia 30 de Janeiro, das 9h00 às 13h00, na Sala Almada Negreiros, no Centro Cultural de Belém.
 
A Comissão Especializada de Meios de Diagnóstico in vitro (Div) pretendeu apresentar e debater o papel fundamental das análises clínicas na detecção e controlo da doença e consequentemente o contributo para a qualidade dos doentes, analisando para isso o caso particular da diabetes.
 
João Filipe Raposo, Director Clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), fez uma apresentação dedicada ao “Impacto da Diabetes em Portugal”. Seguiu-se a apresentação do estudo “A Relevância dos Resultados das Análises Clínicas para o Diagnóstico e Gestão Clínicos – Contributo para a Diabetes”, desenvolvido em colaboração com o Centro de Investigação Sobre Economia Portuguesa (CISEP) sob coordenação de Carlos Gouveia Pinto e de José Zorro Mendes e de Rui Duarte, Diabetologista Sénior e Consultor de Diabetologia na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).
 
Os resultados apresentados indicam que os meios de diagnóstico aportam um triplo benefício: 1) Clínico, ao dotarem os médicos de informação de suporte à decisão – cerca de 66% das decisões clínicas são influenciadas pelos resultados das análises; 2) Económico, ao permitirem poupanças resultantes de melhores decisões por parte dos prestadores de Cuidados de Saúde; 3) Qualidade de vida dos doentes ao permitirem comparar os resultados de diferentes terapêuticas.
 
Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença. Estima-se que a diabetes afecte 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença. Diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes. Os dados sugerem que a Diabetes afecte mais de um milhão de portugueses enquanto a “pré-diabetes” afectará cerca de 2 milhões (Estudo Prevadiab 2009).
 
O Div é um instrumento terapêutico importante e, em muitos casos, imprescindível para o diagnóstico e controlo clínico da generalidade das doenças. Na diabetes, a sua importância é ainda mais decisiva. Desde logo porque define a doença – a diabetes é devida à hiperglicemia –, permite o diagnóstico precoce e a intervenção atempada para reduzir as complicações agudas. Neste contexto assume particular relevo a autovigilância/ autocontrolo uma vez que o Div é fundamental como meio de monitorizar a progressão das complicações microvasculares e macrovasculares da diabetes.
 
A Sessão de Abertura contou com intervenções de Paulo Teixeira, Vice-Presidente da Direcção da APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, e de António Sales, Secretário de Estado da Saúde.
 
A Brochura do Estudo " O Valor do Diagnóstico para a Diabetes" está disponível aqui.
 
Consulte a apresentação do Professor João Filipe Raposo, Director Clínico da APDP - Associação Protectora
dos Diabéticos de Portugal sobre o Impacto da Diabetes em Portugal e, também, a apresentaçao do Professor Carlos Gouveia Pinto e do Dr. Rui Duarte do estudo "O Valor do Diagnóstico para a Diabetes".
 
Nesta Conferência foram também divulgados três testemunhos de pessoas que vivem com Diabetes. Disponibilizamos a parte 1 e a parte 2 dos vídeos dos testemunhos. 
 
Disponibilizamos também um vídeo sobre a evolução do diagnóstico e do tratamento da Diabetes nos últimos anos.
 
O programa final está disponível aqui.
 
Veja as fotos aqui.
 




PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE