
O cancro é uma das principais prioridades da Comissão Europeia no domínio das políticas de Saúde, o que se traduzirá na aprovação de um Plano Europeu de Combate ao Cancro e na criação da Missão Cancro, com o objectivo de salvar mais de 3 milhões de vidas nos próximos 10 anos, vivendo-se mais e com melhor qualidade de vida.
Portugal vai presidir à União Europeia (UE) no primeiro semestre de 2021. Esta é uma oportunidade única para estabelecer uma plataforma de diálogo e colocar a Oncologia como uma prioridade da Saúde em Portugal. Em Portugal, o cancro é a patologia com a maior carga de doença. É a principal causa de morte antes dos 70 anos e a segunda em termos globais.
No entanto, o investimento na sua prevenção e no seu tratamento estão bastante abaixo da média Europeia. Em Portugal o valor per capita investido no tratamento do cancro é cerca de 57,5% do valor da média Europeia. Todos os anos 3,5 milhões de Europeus são diagnosticados com cancro e 1,3 milhões morrem desta doença.
No âmbito do Projecto “Cancro: Cada Dia Conta. Da prioridade à Acção”, que se prolongará durante a Presidência Portuguesa da UE, a APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica - organizou a Conferência inaugural no passado dia 25 de Novembro, entre as 09H00-13H00, em formato Digital.
Reveja a conferência
aqui.