Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 23-06-2016

APIFARMA reforça programa de literacia em saúde com o jogo “Tratar de Mim”

A APIFARMA lançou a 23 de Junho o jogo “Tratar de Mim”, no espaço “Farmácia/ Laboratório Saúde” da Ordem dos Farmacêuticos, na KidZania Lisboa.

O jogo, desenvolvido com o objectivo de promover a literacia em Saúde juntos dos mais jovens, recorre às componentes lúdica e pedagógica para actuar precocemente junto de um público essencial, ávido de informação e conhecimento.

A APIFARMA OTC, comissão que representa o conjunto das empresas que, no seio das associadas, desenvolvem actividade na área dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM), define a iniciativa como um passo importante para melhorar os níveis de literacia em saúde das crianças e jovens.

Para João Almeida Lopes, presidente da Direcção da APIFARMA, “a educação e a saúde formam um poderoso binómio capaz de contribuir de forma decisiva para uma sociedade mais saudável e activa, com mais anos de vida produtiva e capacidade de intervenção social e familiar."

O jogo “Tratar de Mim” permite trabalhar antecipadamente a capacidade das pessoas tomarem decisões fundamentadas sobre a sua Saúde e, simultaneamente, contribui para informar sobre os MNSRM, fármacos indicados para o tratamento de problemas de saúde ligeiros e sem gravidade.

O jogo de tabuleiro é composto por um conjunto de questões relacionadas com saúde, hábitos de vida saudável e uso responsável do medicamento. Respostas certas às questões, para além de proporcionarem o contacto com o tema, permitem que os jogadores completem a caderneta “Armário dos Medicamentos”.

À apresentação do jogo “Tratar de Mim” seguiu-se a cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre a APIFARMA e a Ordem dos Farmacêuticos que define a colaboração para a dinamização do espaço “Farmácia/ Laboratório Saúde”.

O jogo ficará disponível neste espaço, especialmente pensado para os mais jovens, e na página do programa “Tratar de Mim” em http://www.apifarma.pt/tratardemim/Paginas/Jogo-Tratar-de-Mim.aspx.

A APIFARMA considera o programa “Tratar de Mim” um activo estratégico para a promoção da saúde pública dos portugueses, capaz de gerar melhorias ao nível dos resultados em saúde e da sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde.
 
O programa “Tratar de Mim” é uma iniciativa da Comissão APIFARMA OTC e tem como parceiros a ANF - Associação Nacional das Farmácias, a DGS - Direcção-Geral da Saúde, o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Médicos e a Valormed.
João Almeida Lopes (Presidente da Direcção da APIFARMA), Hélder Mota Filipe (membro do Conselho Directivo do INFARMED, I.P. em representação do Ministério da Saúde), Ana Paula Martins (Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos), GS (macote Geração Saudável) e Ema Paulino (Presidente da Direcção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos)

 

 

João Almeida Lopes (Presidente da Direcção da APIFARMA) e Ana Paula Martins (Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos)

 
 
João Almeida Lopes
(Presidente da Direcção da APIFARMA)


Ana Paula Martins
(Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos)

 
Monitoras do espaço “Farmácia/ Laboratório Saúde” na Kidzania, Lisboa

Jogo "Tratar de Mim"
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE