Comunicados de Imprensa

01.03.2011 APIFARMA reúne com Secretário de Estado da Saúde
A APIFARMA reuniu-se hoje com o Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar para, entre outros assuntos, analisar o processo de revisão anual de preços dos medicamentos.

16.02.2011 Parlamento Europeu vota Directiva de Medicamentos Falsificados que garante maior protecção aos doentes
A Indústria Farmacêutica acolhe com satisfação o acordo estabelecido acerca da Directiva de Medicamentos Falsificados que permite a adopção de diferentes medidas de segurança sobre o fornecimento de medicamentos e que vem dificultar a sua falsificação.

09.02.2011 João Almeida Lopes reeleito como Presidente da APIFARMA
João Almeida Lopes foi reeleito como Presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – APIFARMA - em Assembleia Geral que decorreu a 9 de Fevereiro.

08.02.2011 Posição da APIFARMA acerca da não promulgação do diploma do Governo sobre prescrição de medicamentos
A APIFARMA considera que estão acautelados os interesses e a defesa da saúde dos utentes do Serviço Nacional de Saúde, uma vez que alteração da actual legislação sobre a prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI) representaria riscos para a adesão à terapêutica, com consequentes impactos na Saúde Pública.

21.12.2010 Portugueses têm menos acesso a medicamentos de última geração
A APIFARMA emitiu, no passado dia 21 de Dezembro, um comunicado acerca das limitações impostas aos doentes Portugueses no acesso a medicamentos biológicos, consequência da aprovação do Despacho n.º 18419/2010, 2.ª série, de 13 de Dezembro.

15.12.2010 APIFARMA lamenta miopia política acerca da informação sobre o custo dos medicamentos
A APIFARMA lamenta a opção que tomaram os partidos de alterar, na Assembleia da República, a lei que promove a racionalidade e o combate ao desperdício, e que colocava Portugal em linha com a legislação aplicada na quase totalidade dos 30 países da União Europeia (UE)/Espaço Económico Europeu (EEE). É um claro retrocesso.

27.10.2010 Esclarecimento sobre o teor do Relatório da Inspecção Geral de Finanças e da notícia veiculada pelo Jornal Público no passado dia 20 de Outubro de 2010
Posições tomadas pela APIFARMA na sequência da notícia veiculada pelo Jornal Público no passado dia 20 de Outubro de 2010, sob o título: “Farmacêuticas só pagaram 9 milhões ao fisco em três anos” e em virtude do teor, quer do Relatório da Inspecção Geral de Finanças, quer da referida notícia.

25.10.2010 Posição complementar sobre os diploma de prescrição por DCI e de dispensa, no ambulatório, de medicamentos em dose unitária
No passado dia 13 de Outubro a Assembleia da República aprovou, para apreciação na especialidade, duas propostas do Partido Popular (CDS-PP), uma sobre generalização da prescrição de medicamentos por denominação comum internacional (DCI) e outra sobre dispensa, em ambulatório, de medicamentos em dose unitária (Unidose). Relativamente aos diplomas aprovados no passado dia 13 de Outbro, a APIFARMA-Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica tomou, nessa data, uma posição com as empresas nacionais suas associadas, entendendo agora emitir uma posição complementar.

20.10.2010 APIFARMA e ANF reuniram hoje para reflectir sobre o sector do medicamento em Portugal
As Direcções da APIFARMA e da ANF reuniram a 20 de Outubro com o objectivo de identificar os principais problemas com que os portugueses, as empresas e os profissionais que nelas trabalham se confrontam e perspectivar o futuro do sector do medicamento em Portugal, no actual contexto político e económico.

13.10.2010 Posição da APIFARMA relativa a Circulares de grossistas
Posição da APIFARMA relativa a Circulares de grossistas