Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 22-04-2019

APIFARMA homenageia “Heróis da Vacinação”
​Semana Europeia da Vacinação – 24 a 30 de Abril

APIFARMA homenageia “Heróis da Vacinação”

APIFARMA associa-se a campanha da Organização Mundial de Saúde que distingue todas as pessoas que contribuem para proteger milhares de vidas através da vacinação.
 
De 24 a 30 de Abril, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica assinala a Semana Europeia da Vacinação, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pretende aumentar a notoriedade das vacinas e reforçar a percepção da opinião pública sobre a importância e os benefícios da vacinação.
A edição de 2019 – sob o mote “Prevenir, Proteger, Vacinar” – homenageia todos os que contribuem para proteger vidas através da vacinação: os investigadores que desenvolvem vacinas eficazes e seguras, as autoridades que contribuem para um acesso equitativo à vacinação, os profissionais de saúde que administram as vacinas, os pais que optam por vacinar os seus filhos, e todos os que partilham informações baseadas na evidência científica sobre vacinas.
A OMS considera as vacinas “uma das maiores histórias de sucesso da medicina moderna”, ao evitarem entre 2 a 3 milhões de mortes por ano, o que se traduz em importantes ganhos em termos de saúde pública, como foi o caso da erradicação da poliomielite em muitas partes do globo e da varíola no mundo.
Para além de salvarem vidas, os programas de vacinação com uma implementação sustentada e em grande escala, como é o caso do Programa Nacional de Vacinação (PNV) em Portugal, são um dos investimentos mais custo-efectivos na área da Saúde Pública.
Segundo a OMS, os programas de vacinação representam em média menos de 0,5 por cento do orçamento anual para a Saúde e permitem aliviar pressão no Sistema e no orçamento da Saúde através da prevenção, possibilitando a alocação de recursos para outras áreas e investir em inovação médica.
Os vírus e bactérias não respeitam fronteiras, assistindo-se a surtos de sarampo na Europa que alastraram de um país para o outro. Em 2018 o sarampo causou a morte de 72 pessoas na Europa, sendo que o número de infectados o ano passado é o maior da década. Segundo a OMS, cerca de 82.000 pessoas contraíram esta doença infecciosa em 47 dos 53 países da região.
Este surto está directamente relacionado com o facto de, em 2017, 34 países da geografia europeia registaram uma cobertura da segunda dose da vacina do sarampo abaixo dos 95 por cento, o nível a partir do qual a OMS considera estar assegurada a prevenção da transmissão do sarampo e de outras doenças infecciosas.
Neste contexto, a prevenção deve ser mantida e reforçada pois a transmissão global e o reaparecimento de doenças habitualmente consideradas como controladas na Europa, é uma preocupação permanente.
A APIFARMA, ao associar-se à Semana Europeia da Vacinação, disponibiliza e partilha os materiais de comunicação da campanha nos seus canais digitais, nomeadamente website, LinkedIn, Twitter e Instagram.
 
Manifesto por uma Europa mais Saudável

No início de Abril, a APIFARMA associou-se à divulgação do manifesto “Construir uma Europa mais Saudável”, uma iniciativa que defende que as vacinas devem ser parte integrante de uma política de prevenção bem-sucedida na Europa, que pode proteger os cidadãos europeus contra doenças evitáveis através da vacinação.
O manifesto criado pela Vaccines Europe, o grupo especializado em vacinas da Federação Europeia da Indústria Farmacêutica (EFPIA), advoga que os líderes da União Europeia têm um papel fundamental a desempenhar nas políticas de vacinação e por isso incentiva as autoridades públicas, conjuntamente com todas as partes interessadas, a implementá-las.
O documento – disponível em vaccineseurope.eu/manifesto/ – recomenda que se apoiem políticas de vacinação em todas as fases da vida das pessoas e defende a criação de metas de vacinação para a Europa, recomendando uma taxa de 95% da vacina contra o sarampo até 2020.
A articulação entre as autoridades de saúde e a indústria é também focada no documento que propõe o aperfeiçoamento ou a criação de incentivos para a Investigação & Desenvolvimento de novas vacinas e a urgência de promover o diálogo entre estas partes, por forma a antecipar melhor as necessidades vacinais das populações.
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE