Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 20-05-2019

Dia Internacional dos Ensaios Clínicos
DATA Segunda-feira, 20 de Maio
HORA 09h30
LOCAL Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Hoje, dia 20 de Maio, a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o EUPATI – European Patients’ Academy assinalam o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos (20 de Maio) com uma Cerimónia Comemorativa na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
 
A iniciativa pretende promover o valor da investigação clínica para o doente e para a sociedade, contribuir para a literacia sobre Ensaios Clínicos junto da sociedade civil e dar destaque à perspectiva do doente neste processo.
 
Estes objectivos estão alinhados com as conclusões do estudo “Ensaios Clínicos em Portugal”, de Fevereiro de 2019, realizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) para a APIFARMA. O estudo, uma actualização do trabalho realizado em 2013, identifica como principais constrangimentos à realização de Ensaios Clínicos em Portugal a insuficiente valorização profissional do investigador, a ausência de uma plataforma de divulgação dos ensaios clínicos entre outros.
 
O estudo defende que existe espaço de melhoria em Portugal propondo um conjunto de iniciativas prioritárias para tornar Portugal mais competitivo. O estudo “Ensaios Clínicos em Portugal” refere que Portugal pode aumentar 3,7 vezes o número de ensaios clínicos por milhão de habitantes. Este potencial de crescimento, que corresponde à realização de 506 ensaios clínicos, surge quando comparamos Portugal com países de dimensão semelhante ou inferior.
 
A elevada capacidade de trabalho e competência dos investigadores e a alta qualidade dos dados produzidos surgem como principais vantagens para a realização de Ensaios Clínicos em Portugal. Do lado das desvantagens surge a inexistência de sistemas informativos integrados, o que penaliza o recrutamento célere e amplo de doentes, e a limitação da carreira do investigador e de tempo disponível para que os profissionais de saúde se possam dedicar à investigação, o que acaba por se traduzir num número reduzido de equipas especializadas.
 
Para além do benefício para os doentes, existe um inegável valor económico-social e de produção de conhecimento científico associado à realização de Ensaios Clínicos.
 
O impacto económico total dos Ensaios Clínicos na economia em 2017 foi estimado em cerca de 87,3 milhões de euros. Cada euro investido na actividade de Ensaios Clínicos gera um retorno de 1,99 euros na economia portuguesa, sendo assim uma das actividades com maior retorno de investimento do país.
 
João Almeida Lopes considera que “o país pode desempenhar um papel mais relevante e efectivo na área da Investigação & Desenvolvimento”, necessitando para isso de “reforçar o compromisso estratégico entre todos os agentes”.
 
O presidente da APIFARMA recorda que “a realização de Ensaios Clínicos possibilita acesso antecipado a medicamentos inovadores aos doentes que participam nos estudos, promove o desenvolvimento do país e promove o aumento da presença de operadores internacionais em Portugal”, manifestando ainda o desejo que “este estudo seja mais um contributo para relançar a investigação nacional, projectando Portugal para uma posição cimeira neste campo”, defendendo ainda a criação de um Portal que centralize toda a informação sobre os Ensaios Clínicos.

Sobre o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos – 20 de Maio
20 de Maio de 1747 é comummente aceite como o dia em que James Lind, médico da marinha britânica, conduziu o que hoje é reconhecido como o primeiro Ensaio Clínico da história.
 
O estudo, realizado num grupo de marinheiros que sofriam de escorbuto, permitiu registar pela primeira vez os efeitos positivos da vitamina C num grupo de indivíduos a quem foi administrado sumo de limão.
 
O cirurgião, ao realizar o primeiro estudo comparativo em condições experimentais controladas, constituiu a base para os princípios de investigação clínica e para a inovação terapêutica em saúde.
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE