APIFARMA e Clube de Jornalistas anunciam os vencedores do Prémio Jornalismo em Saúde
APIFARMA e Clube de Jornalistas distinguem melhores trabalhos jornalísticos

No Dia Mundial da Saúde, APIFARMA e Clube de Jornalistas anunciam os vencedores da 3.ª Edição do Prémio Jornalismo em Saúde.

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o Clube de Jornalistas anunciam os vencedores da 3.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.

· Sara Sá e Luísa Oliveira, jornalistas da Visão, pelo trabalho “Quando a comida ataca”, são premiadas na categoria Imprensa.
· Cristina Lai Men, jornalista da TSF Rádio Notícias, pelo trabalho “Renascidos do Cancro”, é premiada na categoria Rádio. Sonoplastia de Luís Borges.
· Miriam Alves, jornalista da SIC, pelo trabalho “O Mal-entendido: As doenças a que chamamos Cancro”, é premiada na categoria Televisão. Imagem de Rogério Esteves, Edição de Imagem de Rui Berton, Grafismo de Paulo Alves e Rui Aranha, e Produção de Diana Matias.
· João Carlos Malta, jornalista da Rádio Renascença, pelo trabalho “O Círculo da Dor”, é premiado na categoria Jornalismo Digital. Vídeo e Fotografia de Joana Bourgard.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Miriam Alves, jornalista da SIC, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Televisão.

O Júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa a Catarina Marques, jornalista da SIC, pelo trabalho “E de nós, quem cuida?”. Imagem de Humberto Candeias, Edição de Imagem de Rui Félix, Produção de Cláudia Araújo, Grafismo de Rui Aranha, e Coordenação de Luís Marçal.

Na terceira edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas foram submetidas a análise do Júri 43 trabalhos jornalísticos, 11 peças adicionais face à edição anterior.

João Almeida Lopes considera que este Prémio tem uma importância acrescida “porque incide na área que os portugueses mais valorizam, a Saúde”. O presidente da APIFARMA reforça que “a Saúde é também feita de conquistas e avanços que devemos noticiar. As pessoas vivem mais, com mais saúde e mais qualidade de vida”.

Mário Zambujal afirma que “saber não basta, é fundamental saber comunicar o saber e que o intuito destes Prémios foi juntar os dois conhecimentos”. O presidente do Clube de Jornalistas considera que este objectivo “resultou num conjunto de trabalhos de elevado mérito”.

Constituição do Júri da 3.ª edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas:
· Cesário Borga, jornalista, Clube de Jornalistas
· Carlos Lobato, jornalista, Casa de Imprensa
· António Santos, enfermeiro, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospital
· Jorge Penedo, médico, personalidade de mérito na Saúde
· António Borga, jornalista, personalidade de mérito no Jornalismo

O Júri concluiu pela inexistência de condições para atribuir o Prémio de Mérito “Universitário Revelação”.

A data e local da cerimónia de entrega de prémios serão anunciados brevemente.

Sobre o “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde”
O “Prémio Jornalismo em Saúde” é uma organização do Clube de Jornalistas, promovido com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
A iniciativa pretende contribuir para promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde com enfoque em aspectos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.
O prémio distingue trabalhos jornalísticos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses na área da Saúde, realizados por profissionais da comunicação social, em quatro categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Digital.
A distinção “Universitário Revelação”, dirigida a recém-licenciados de Comunicação Social e Jornalismo, incide estritamente sobre trabalhos académicos sendo, por isso, uma categoria autónoma.