• Home
  • Notícias
  • Presidente da APIFARMA fala a Estudantes da Nova Medical School
Procurar
Close this search box.

APIFARMA

Presidente da APIFARMA fala a Estudantes da Nova Medical School

Presidente da APIFARMA fala a Estudantes da Nova Medical School

O Presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, deu uma aula aos estudantes da Pós Graduação em Medicina Farmacêutica da Universidade Nova (Medical School), na primeira semana de 2022 sobre a importância da Indústria Farmacêutica no sector da Saúde.

Partilhar

João Almeida Lopes foi convidado a falar para uma plateia de estudantes das áreas da Saúde. Na sua intervenção, evidenciou a complexidade tecnológica e regulatória a que está sujeita a produção e distribuição do medicamento, em contraponto com o défice de investimento público no sector da saúde.

 

O Presidente da APIFARMA afirmou “Por detrás do medicamento e do que a Indústria Farmacêutica desenvolve está uma tecnologia fantástica. No entanto, existe uma panóplia de exigências que a maior parte das pessoas não tem consciência de que existe uma regulação incrível. Tudo o que fazemos é submetido às entidades reguladoras”.

 

Durante a aula defendeu ainda a aposta na investigação clínica como uma área de interesse estratégica para o País. “Não é demasiado ambicioso acreditarmos que podemos fazer brevemente 800 ensaios clínicos por ano. Temos a vontade e as competências, basta que sejam criadas as condições necessárias”, adiantou.

 

Os estudantes da Nova Medical School reagiram com entusiamo e colocaram várias questões sobre inovação e desenvolvimento. Por seu lado, João Almeida Lopes lembrou a importância da prevenção e do diagnóstico atempado para garantir um acesso mais rápido a terapêuticas e medicamentos inovadores, de forma a proporcionar aos cidadãos com doença, mais longevidade e melhor qualidade de vida.