Procurar
Close this search box.

Podcast

O RADIS é uma avaliação objectiva do sistema de saúde

O RADIS é uma avaliação objectiva do sistema de saúde

O Relatório de Avaliação do Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS, da Convenção Nacional da Saúde (CNS), esteve em foco na edição de Novembro do podcast da APIFARMA.

Partilhar

O Relatório de Avaliação do Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS, da Convenção Nacional da Saúde (CNS), esteve em foco na edição de Novembro do podcast da APIFARMA.

Eurico Castro Alves, o presidente da CNS, e João Condeixa, um dos autores deste relatório, apresentam no podcast o projecto elaborado por uma equipa multidisciplinar que junta médicos, farmacêuticos, economistas, juristas e matemáticos e que foi divulgado publicamente a 9 de Novembro.

Os dois convidados realçaram o carácter objectivo do relatório, que tem a “mais-valia” de ser uma avaliação “estritamente quantificada e, além de ser quantificada e quantificável, é uma métrica que é replicável e é sobretudo escrutinável” o que dá “a segurança de saber que estamos a retractar o sistema na sua verdadeira essência”, explica Eurico Castro Alves. O Presidente da CNS considera que se trata de uma ferramenta credível e que contribuí para a melhoria da saúde em Portugal.

João Condeixa reitera que o objectivo do relatório foi o de perceber de “forma factual, sem um viés político ou ideológico, como é que os sistemas de saúde em Portugal estão a responder”. Foram escolhidos 132 indicadores para desenvolver um relatório baseado em três pilares: “Perceber se o sistema de saúde tem a pessoa no centro, se é capaz de produzir valor em saúde e que impacto é que tem sobre a saúde e bem estar dos portugueses”.

A análise de dados públicos, que foram compilados e tratados pela equipa encarregada do RADIS, permitiu uma avaliação que fornece “dados de diferentes regiões do país, nalguns casos até ao nível concelhio”, mas também, ao mesmo tempo, permite “comparar Portugal com os seus congéneres europeus”, acrescenta o gestor.

O objectivo do relatório é fornecer “informação, dados, identificando problemas e identificando também soluções possíveis” para poderem ser tomadas decisões, explica Eurico Castro Alves, colmatando a lacuna criada pela falta de actualização do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde – SINAS pela Entidade Reguladora da Saúde. Uma informação destinada a decisores, mas também aos cidadãos, que “vai constituir um contributo muito importante – e isso vai-se notar nos próximos dois, três, cinco anos – no desenvolvimento da saúde em Portugal” acredita o presidente da CNS.

Ouça este e todos os podcasts na íntegra aqui.