Procurar
Close this search box.

Podcast

O jornalismo como agente da saúde pública

O jornalismo como agente da saúde pública

Na 6.ª edição dos prémios “Jornalismo em Saúde”, entregues no passado mês de Junho, sete jornalistas foram premiados pelos seus trabalhos nesta área. A importância de informar de forma clara e credível a população e o peso destes prémios no trabalho de um jornalista marcaram o podcast mensal da APIFARMA “Pela Sua Saúde”, […]

Partilhar

Na 6.ª edição dos prémios “Jornalismo em Saúde”, entregues no passado mês de Junho, sete jornalistas foram premiados pelos seus trabalhos nesta área. A importância de informar de forma clara e credível a população e o peso destes prémios no trabalho de um jornalista marcaram o podcast mensal da APIFARMA “Pela Sua Saúde”, que contou com a participação de dois dos vencedores: Lúcia Gonçalves e Filipe Santa-Bárbara.

 

Na conversa, moderada pelo jornalista Markus Almeida, a jornalista da SIC Lúcia Gonçalves – distinguida com o Grande Prémio pela reportagem “Estado Crítico” – relembrou como os défices de conhecimento da população na área da saúde levam, muitas vezes, a que a procura de informação seja feita nas redes sociais, “onde não há filtro” e “onde aparecem as ditas fake news”. Esse é, para si, um dos motivos pelos quais o papel do jornalista é fundamental enquanto agente de saúde.

 

Ainda sobre a importância do papel dos jornalistas em informar a população sobre temas de saúde, Lúcia Gonçalves ressalva a relevância de ter, nestes trabalhos, o doente a contar a história. Filipe Santa-Bárbara, vencedor na categoria Rádio com a reportagem “Apontados a Dedo”, partilha da mesma opinião e acrescenta que “a chave é mesmo a questão da representatividade”.

 

Para o jornalista da TSF estes prémios, uma parceria da APIFARMA com o Clube de Jornalistas, trazem alento e mais motivação para fazer trabalhos com “mais pesquisa, mais fôlego e mais cuidado”.

 

Ao longo deste podcast foi também debatido o tema das fake news, que a jornalista Lúcia Gonçalves defende que se deve combater “tentando ouvir os melhores, as pessoas que trabalham na área” e recolhendo informação junto de fontes credíveis. “É a única forma de combatermos isso”, acredita. Filipe-Santa Bárbara adianta ainda a necessidade de existir um trabalho conjunto, onde os jornalistas e as autoridades colaborem para permitir aos cidadãos ficarem mais e melhor informados.

 

Ouça os podcasts na íntegra aqui.