Procurar
Close this search box.

Na Dose Certa

Servir as pessoas para não deixar ninguém para trás

Servir as pessoas para não deixar ninguém para trás

Na Dose Certa é o novo espaço de opinião da Indústria Farmacêutica

Audição Parlamentar do Presidente da APIFARMA
Partilhar

Na Dose Certa

 

Na Dose Certa é o novo espaço de opinião da Indústria Farmacêutica.

 

É o espaço no novo site da APIFARMA para o informar sobre as iniciativas e perspectivas da Indústria Farmacêutica e para promover, em conjunto com as nossas empresas associadas, uma comunicação transparente e objectiva.

 

 

Servir as pessoas para não deixar ninguém para trás

 

 

investigação clínica desenvolvida ao longo das últimas décadas permitiu à indústria farmacêutica encontrar em menos de um ano não uma mas várias vacinas para a covid-19. O regresso progressivo — e não instantâneo — ao nosso modo de vida depende agora da capacidade mundial para produzir, distribuir e aplicar cada um destas vacinas através de um esforço global sem precedentes que enfrenta naturais obstáculos.

 

O facto de termos conseguido encontrar uma vacina num período tão curto de tempo — o que se deveu objectivamente às décadas de investigação que a precederam — levou-nos a todos a subestimar as dificuldades e a alimentar legítimas expectativas de rapidez que, no entanto, são difíceis de gerir. É fundamental que todas as pessoas tenham a noção de que a escala planetária do objectivo, que se materializa na imprescindível vacinação global para evitar mutações do vírus e, portanto, novos problemas, levantará obstáculos permanentes a todos os níveis e obrigará cada um de nós — Estado, pessoas e empresas — a procurar as soluções que melhor defendam a saúde pública.

 

A indústria está a fazer a sua parte. Além da produção de vacinas em quantidades que aumentam todas as semanas — com o alargamento permanente das complexas unidades de produção pelo mundo fora —, é relevante sublinhar que mantivemos sem interrupções a produção de todos os outros medicamentos e dispositivos médicos fundamentais para milhões e milhões de doentes. A covid-19 é certamente uma emergência planetária que exige um enormíssimo e continuado esforço, mas esta é apenas uma parte do nosso compromisso. Neste sentido, não há doentes covid e não-covid: há doentes que merecem o melhor tratamento que a indústria farmacêutica tem para lhes dar.

 

O que me leva ao início deste texto: a investigação clínica continuará a receber uma fatia considerável do nosso investimento para que seja capaz de encontrar e produzir medicamentos inovadores que salvem e melhorem as nossas vidas. A pandemia expôs como nunca a nossa fragilidade individual global e isso obriga-nos a aproveitar o difícil momento que atravessamos para nos prepararmos melhor para o que aí vem. É este o nosso compromisso.

 

João Almeida Lopes
Presidente da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica