Procurar
Close this search box.

Podcast

Manter o esforço de investigação em vacinas

Manter o esforço de investigação em vacinas

Teresa Fernandes, coordenadora do Programa Nacional de Vacinação (PNV), referiu a “grande articulação” com a Indústria Farmacêutica para incluir novas vacinas no PNV.

Partilhar

Na semana Europeia da Vacinação, o desafio de manter a confiança no Programa Nacional de Vacinação (PNV) e a prossecução do esforço de investigação foram alguns dos tópicos destacados pelos convidados do podcast mensal da APIFARMA. Teresa Fernandes, a coordenadora do PNV, recorda que a base desta confiança nacional está na erradicação de doenças, como a poliomielite, que a “população observou” desde a criação do PNV, em 1965, e que “criou em Portugal uma cultura de vacinação”.

 

Francisco Abecasis, pediatra e intensivista no Hospital de Santa Maria, concorda, sublinhando o “orgulho” no PNV, mas acrescenta que o grande desafio é manter essa adesão no futuro. O pediatra aponta o diálogo como uma das formas de ultrapassar reticências: “tentar esclarecer e perceber exatamente o que motiva a recusa e lembrar que a poliomielite era uma doença devastadora que está erradicada no nosso país, mas existe no mundo”.

 

Quanto à Indústria Farmacêutica (IF), Teresa Fernandes referiu a “grande articulação” com a Indústria para incluir novas vacinas no PNV e os esforços desenvolvidos para “minorar problemas, nomeadamente no fornecimento”. Também Francisco Abecasis assinalou a importância da IF na criação de “vacinas melhores e mais atuais”, nomeadamente na proteção de doenças bacterianas. “Se continuarmos a investir e a apostar nas vacinas, vamos seguramente salvar vidas”, sublinha. E acrescenta: “o ideal era salvar todas as que fossem possível salvar com doenças que podem ser prevenidas por vacina”.

 

 

“Todo o valor que seja investido em vacinação é sempre uma mais-valia e sempre muito bem utilizado”, conclui a responsável pelo PNV.

 

 

Ouça os podcasts na íntegra aqui.