Procurar
Close this search box.

Responsabilidade Social

Entrega dos Prémios “Jornalismo em Saúde”

Entrega dos Prémios “Jornalismo em Saúde”

Uma iniciativa conjunta da APIFARMA e do Clube de Jornalistas

Partilhar

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o Clube de Jornalistas realizaram, esta quarta-feira, dia 6 de Outubro, a cerimónia de entrega dos Prémios “Jornalismo em Saúde”, no Clube de Jornalistas, em Lisboa.

 

Na cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales destacou a importância de “estabelecer pontes entre os operacionais que gerem os desafios e os problemas, como é o caso da Apifarma, e aqueles que são os veículos fundamentais que informam o país no que diz respeito à saúde em Portugal, os jornalistas”.

 

O governante reconheceu ainda o papel da APIFARMA e da indústria farmacêutica durante a pandemia, que tiveram de enfrentar “desafios inimagináveis. Ainda não existe um fármaco para interromper o efeito nefasto da Covid, mas sabe-se o intenso esforço que tem sido feito nesse sentido. Por trás desta vitória da humanidade está o esforço de milhares de cientistas, laboratórios e farmacêuticas para conter esta doença”.

 

Na sua intervenção, o presidente da APIFARMA destacou que a pandemia acentuou o facto de a saúde ser encarada como “uma das prioridades” pelos portugueses, mesmo que “às vezes não sintamos isso por parte das políticas e dos governos. Mas provavelmente isso estará a mudar também porque a sensibilidade de todos, hoje em dia, é completamente diferente”.

 

Nesta iniciativa que premeia o rigor e o jornalismo de qualidade, João Almeida Lopes referiu que, ao longo dos meses de pandemia, “nem tudo o que foi dito foi totalmente correcto. Houve muitas informações falsas. Devemos empenhar-nos para que o trabalho seja intelectualmente honesto e devemos ser rigorosos naquilo que queremos comunicar”.

 

Por sua vez, o Presidente do Clube de Jornalistas, Mário Zambujal, recordou que a celebração desta parceria “não foi uma iniciativa passageira. Terá sempre matéria para continuar porque a saúde é fundamental”. Embora o jornalismo da actualidade se mova “pelo interesse público”, acrescentou ainda, escrever “sobre a saúde é uma forma de serviço público”.

 

Recorde-se que os vencedores da 5.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas” foram anunciados a 7 de Abril, Dia Mundial de Saúde.

  • Vânia Maia, jornalista da Visão, pelo trabalho “Os heróis da Linha da Frente”, é premiada na categoria Com Sara Belo Luís e Sónia Calheiros, e Fotografia de José Carlos Carvalho, Luís Varra e Marcos Borga.
  • Nuno Guedes, jornalista da TSF, pelo trabalho “Diário da nossa Pandemia”, é premiado na categoria Rádio. Sonoplastia de André Tenente.
  • João Faiões, jornalista da SIC, pelo trabalho “Estamos Vivos”, é premiado na categoria Televisão. Imagem de João Tuna.
  • Sofia Neves, jornalista do Público, pelo trabalho “O caso da fábrica de calçado: Como se desenrolou um dos primeiros surtos de covid 19 em Portugal?”, é premiada na categoria Jornalismo Digital. Infografia de José Alves e Francisco Lopes.

 

Grande Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a João Faiões, jornalista da SIC, que nos termos do regulamento acumula esta distinção com o prémio de Televisão.

 

Inês Loureiro Pinto, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é a premiada com a distinção Universitário Revelação, pelo trabalho “E depois da pandemia: Como vamos encarar o SNS e a saúde pública?”.

 

Sobre o “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde”

 

O “Prémio Jornalismo em Saúde” é uma organização do Clube de Jornalistas, promovido com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

 

A iniciativa pretende contribuir para promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde com enfoque em aspectos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.

 

O prémio distingue trabalhos jornalísticos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses na área da Saúde, realizados por profissionais da comunicação social, em quatro categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Digital.