• Home
  • Notícias
  • Dívida da Saúde cresce três milhões de euros por dia em Maio
Procurar
Close this search box.

Actualidade

Dívida da Saúde cresce três milhões de euros por dia em Maio

Dívida da Saúde cresce três milhões de euros por dia em Maio

O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP alertou para o aumento da dívida da saúde e para o “corte inédito” no financiamento do Serviço Nacional de Saúde

Partilhar

Em comunicado, o Conselho Estratégico Nacional da Saúde (CENS) da CIP recorre aos dados da execução orçamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS), relativa aos primeiros cinco meses de 2021, para fazer o alerta: mesmo num setor tradicionalmente deficitário, é injustificável que as contas publicadas revelem um défice (377 milhões de euros) muito superior ao previsto e uma inédita redução do financiamento (-2,5%).

 

A situação financeira do SNS está a agravar-se de mês para mês. As dívidas do SNS por pagar há mais de 90 dias cresceram ao ritmo de três milhões de euros por dia em Maio, o que representa um aumento de 91 milhões de euros, mês em que se assistiu a um “inédito corte no financiamento” do SNS, e o défice ascendia então a quase 377 milhões de euros. Perante os números, o CENS/CIP voltou a reclamar um orçamento suplementar para 2021.

 

Um outro aspeto muito preocupante dos dados mais recentes é o da redução do investimento do SNS, que nos primeiros 5 meses de 2021 cai 30% face ao mesmo período de 2020.

 

Em comunicado, o CENS/CIP refere que a redução das transferências para o SNS por parte do Ministério das Finanças só poderia imaginar-se à luz de um desejo de financiamento do SNS por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) mas, ainda assim, tal seria incorreto dado que as verbas europeias têm como objetivo a aplicação de reformas e de investimento e não a cobertura de despesas correntes.

 

Mas, de acordo com o CENS, a maior surpresa nas contas deste mês é a insólita redução de receita, cujo valor acumulados até maio cai 2,5% face ao período homologo o ano anterior. A DGO regista que a dispensa de cobrança de taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários levou a uma quebra de 19,8 milhões de euros e que as receitas dos jogos sociais também tiveram uma redução, mas não esconde que o principal corte foi mesmo nas transferências recebidas das finanças.

 

O comunicado do CENS mereceu destaque na comunicação social nacional:

  • Dívida cresceu três milhões de euros por dia em Maio, Público
  • Dívidas do SNS cresceram ao ritmo de três milhões de euros por dia em maio, Expresso
  • CIP acusa Governo de estar a “asfixiar financeiramente o SNS” após défice de 2021, Jornal de Negócios
  • Dívidas do SNS com mais de 90 dias aumentaram 91 milhões de euros em maio, Observador
  • CIP acusa o Governo de asfixiar financeiramente o SNS, Dinheiro Vivo
  • Conselho Estratégico da Saúde diz que Governo “asfixia financeiramente o SNS” e apela a Orçamento Suplementar, ECO
  • CIP acusa Governo de “asfixiar” financeiramente e desinvestir no SNS, Jornal Económico