• Home
  • Notícias
  • Dia Internacional dos Ensaios Clínicos assinala-se a 20 de Maio
Procurar
Close this search box.

Ensaios Clínicos

Dia Internacional dos Ensaios Clínicos assinala-se a 20 de Maio

Dia Internacional dos Ensaios Clínicos assinala-se a 20 de Maio

APIFARMA e EUPATI promovem Conferência Digital “Ensaios Clínicos: Experiência & Evidência”

Partilhar

No dia 20 de Maio, a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o EUPATI – European Patients’ Academy assinalam o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos com a realização de uma Conferência Online.

 

A iniciativa será moderada por Elsa Frazão Mateus, Presidente da EUPATI PORTUGAL e conta, na sessão de abertura, com a participação de Heitor Costa, Director Executivo da APIFARMA, e, no encerramento, com a participação de Cristina Lopes, Directora Técnica da APIFARMA.

 

O programa da iniciativa pode ser encontrado aqui.

 

O tema “Boas práticas de envolvimento de pessoas com doença no I&D de medicamentos” será apresentado por André Valente, da Fundação Champalimaud.

 

E o tema “Ensaios Clínicos e Evidências do Mundo Real” contará com a participação de Nuno Sousa, da Universidade do Minho/EUPATI Portugal.

 

Seguem-se os comentários de Catarina Resende, da AICIB, e de Ricardo Fernandes, do GAT/EUPATI Portugal.

 

A Conferência Digital tem início pelas 18h30 e pode ser acompanhada aqui.

 

A iniciativa pretende promover o valor da investigação clínica para o doente e para a sociedade, contribuir para a literacia sobre Ensaios Clínicos, e dar destaque à perspectiva e importância do envolvimento do doente neste processo. Para além disso, pretende ainda apostar numa estratégia que torne Portugal um país mais atractivo na área da investigação clínica, nomeadamente na captação de mais Ensaios Clínicos.

 

No último ano, foram autorizados 155 novos ensaios clínicos, um aumento de 30% relativamente a 2019.

 

A APIFARMA e a EUPATI Portugal disponibilizam as apresentações dos oradores aqui e as principais conclusões da conferência aqui.

 

Sobre o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos – 20 de Maio

20 de Maio de 1747 é comummente aceite como o dia em que James Lind, médico da marinha britânica, conduziu o que hoje é reconhecido como o primeiro Ensaio Clínico da história.

 

O estudo, realizado num grupo de marinheiros que sofriam de escorbuto, permitiu registar pela primeira vez os efeitos positivos da vitamina C num grupo de indivíduos a quem foi administrado sumo de limão.

 

O cirurgião, ao realizar o primeiro estudo comparativo em condições experimentais controladas, constituiu a base para os princípios de investigação clínica e para a inovação terapêutica em saúde.