Procurar
Close this search box.

Investigação

Apresentado Plano Europeu de Combate ao Cancro

Apresentado Plano Europeu de Combate ao Cancro

A Comissão Europeia apresentou ontem o plano de combate ao cancro assente em quatro pilares de intervenção: prevenção, diagnóstico, tratamento e sobrevivência dos doentes e um financiamento de quatro mil milhões de euros.

Plano Europeu de Combate ao Cancro
Partilhar

Este financiamento será colocado em prática através dos instrumentos de financiamento da Comissão reservados para acções contra o cancro, incluindo o programa EU4Health (1250 milhões), o Horizon Europe (2000 milhões) e o programa Digital Europe (250 milhões).

 

No último ano, 2,7 milhões de pessoas na União Europeia foram diagnosticadas com neoplasias malignas e quase metade acabou por morrer.

 

O impacto económico do cancro para a Europa está estimado em mais de 100 mil milhões de euros por ano. Sem recurso a medidas, prevê-se que até 2035 os casos de cancro aumentem quase 25%, tornando-se a principal causa de morte na UE.

 

A primeira discussão sobre o Plano Europeu de Combate ao Cancro decorre hoje , no Dia Mundial de Luta contra o Cancro, com uma audição a Stella Kyriakides, na Comissão Especial de Combate ao Cancro do Parlamento Europeu.

 

Mais informação sobre o Plano Europeu de Combate ao Cancro disponível aqui.​