• Home
  • Notícias
  • APIFARMA estabelece Protocolo de Colaboração com Ordem dos Enfermeiros
Procurar
Close this search box.

APIFARMA

APIFARMA estabelece Protocolo de Colaboração com Ordem dos Enfermeiros

APIFARMA estabelece Protocolo de Colaboração com Ordem dos Enfermeiros

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Ordem dos Enfermeiros assinaram, dia 6 de Setembro, um Protocolo de Colaboração no âmbito da investigação clínica.   A assinatura do protocolo decorreu na APIFARMA e contou com a presença de João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA, e de Ana Rita Cavaco, Bastonária dos […]

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Ordem dos Enfermeiros assinaram, dia 6 de Setembro, um Protocolo de Colaboração no âmbito da investigação clínica.

 

A assinatura do protocolo decorreu na APIFARMA e contou com a presença de João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA, e de Ana Rita Cavaco, Bastonária dos Enfermeiros.

 

Esta parceria tem como objectivo valorizar a investigação clínica e a importância dos ensaios clínicos na prestação de cuidados de saúde aos doentes.

 

Para garantir uma intervenção científica, técnica e humana adequada por parte dos enfermeiros, este protocolo pretende valorizar, também, a formação/informação destes profissionais de saúde.

 

João Almeida Lopes referiu a importância que este protocolo representa na vida das pessoas com doença e no desenvolvimento da investigação em saúde em Portugal.
Ana Rita Cavaco salientou a intervenção dos enfermeiros na realização dos ensaios clínicos como ponto de contacto com os doentes.

 

Todos os anos são iniciados diversos ensaios clínicos, que decorrem em ambiente hospitalar e ambulatório. Em 2021, Portugal desenvolveu 144 ensaios clínicos, número que registou uma ligeira queda de 7% face a 2020. No que diz respeito à autoria dos ensaios propostos e autorizados, a indústria farmacêutica mantém-se como o grande promotor da realização de investigação clínica em Portugal. Em 2021, 95% dos ensaios submetidos surgiu por iniciativa da indústria farmacêutica.