• Home
  • Notícias
  • APIFARMA defende meta de 300 ensaios clínicos em dois anos
Procurar
Close this search box.

Ensaios Clínicos

APIFARMA defende meta de 300 ensaios clínicos em dois anos

APIFARMA defende meta de 300 ensaios clínicos em dois anos

O Director de Inovação da APIFARMA, Heitor Costa, coordenou o painel “Condução de Ensaios Clínicos numa Instituição de Saúde” no ‘1º Encontro de Investigação Clínica’, promovido pela AICIB, em parceria com a APIFARMA.

Partilhar

O Director de Inovação da APIFARMA, Heitor Costa, coordenou o painel “Condução de Ensaios Clínicos numa Instituição de Saúde” no ‘1º Encontro de Investigação Clínica’, promovido pela AICIB, em parceria com a APIFARMA, no dia 19 de Maio, na Reitoria da Universidade do Porto, com o objetivo de assinalar o ‘Dia Internacional do Ensaio Clínico’.

O Diretor de Inovação da APIFARMA, Heitor Costa, defende que Portugal tem possibilidade de realizar 300 ensaios clínicos/ano, em dois anos. Em 2021, o país desenvolveu 144 ensaios clínicos e, para o responsável da APIFARMA, “este número pode facilmente ser duplicado”.

As declarações de Heitor Costa tiveram lugar, no âmbito da realização, no dia 19 de Maio, na Reitoria da Universidade do Porto, do workshop “Condução de Ensaios Clínicos numa Instituição de Saúde”, de que foi moderador. O painel contou ainda com a participação de Elsa Branco, ex-coordenadora do Grupo de Trabalho da APIFARMA para a Investigação Clínica, João Massano, do Centro Hospitalar Universitário de São João, Francisco Pimentel da Blue Clinical e Carlos Domingos da Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI).

O workshop fez parte do programa da conferência “1º Encontro de Investigação Clínica”, promovida pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), em parceria com a APIFARMA, para assinalar o “Dia Internacional do Ensaio Clínico”. A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED, I.P.), a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN) e a Plataforma Nacional da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI – PT) são também parceiras da iniciativa que tem como objectivo contribuir para incentivar o desenvolvimento da investigação clínica em Portugal, evidenciando sua importância económica, social e científica para o país.

O ‘Dia Internacional do Ensaio Clínico’ comemora-se a 20 de Maio para assinalar a data em que, em 1747, o médico escocês James Lind terá realizado aquele que é considerado o primeiro ensaio clínico randomizado com o objectivo de tratar marinheiros com escorbuto, a bordo de um navio da Marinha Real Britânica.