Procurar
Close this search box.

APIFARMA

APIFARMA apresentou o projecto Portugal Clinical Trials

APIFARMA apresentou o projecto Portugal Clinical Trials

A APIFARMA e a AICIB apresentaram, no dia 31 de maio, o Portal dos Ensaios Clínicos.

Partilhar

A APIFARMA e a AICIB apresentaram, no dia 31 de maio, o Portal dos Ensaios Clínicos. O projecto, que se materializa na plataforma Portugal Clinical Trials, nasce para atrair e captar mais Ensaios Clínicos para Portugal.

 

A sessão de apresentação online do Portugal Clinical Trials, direccionada para as instituições públicas e privadas de cuidados de saúde e aos centros de investigação, contou na abertura com intervenções de Catarina Resende Oliveira, Presidente da Direção da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, e de João Almeida Lopes, Presidente da Direção da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

 

A plataforma digital “Portugal Clinical Trials”, que nasce sob o mote “união por saúde de vanguarda”, pretende assumir-se como o maior agregador de informação em Portugal sobre Investigação Clínica e Ensaios Clínicos. Ao mesmo tempo, nasce para desmitificar perante a sociedade estes estudos, essenciais para a inovação em saúde, e fortalecer a comunidade científica e os agentes económicos da saúde como um todo.

 

A ambição do projecto é promover o ecossistema científico de Portugal no mundo, contribuir para a agilização da prática da Ciência, manter os doentes informados e assegurar que Portugal é um valioso destino para a prática de Investigação Clínica.

 

Nuno Sousa, Diretor e Investigador no 2CABraga (Centro Clínico Académico) e Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, na sua intervenção apresentou um panorama da Investigação Clínica em Portugal, constrangimentos atuais e soluções para potenciar este sector no futuro.

 

Todos os participantes concordam que Portugal pode desempenhar um papel mais relevante e efectivo na área da Investigação e Desenvolvimento, através da capacitação do país como local de referência para a realização de Ensaios Clínicos, daí a promoção e criação desta nova plataforma digital e que será disponibilizada no quarto trimestre de 2021.

 

A apresentação digital contou ainda com um espaço dedicado a Perguntas e Respostas, destinado a esclarecer as questões dos mais de 90 participantes que assistiram à sessão.

 

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para geral@portugalclinicaltrials.com.