APIFARMA

4º Encontro abem:

APIFARMA

4º Encontro abem:

A APIFARMA em parceria com a Dignitude realizou quarta-feira, 28 de Setembro, o 4º Encontro abem:. O evento contou com a presença do presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, do Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e da presidente da Direcção da Dignitude, Paula Dinis.

 

Enquanto Keynote Speaker, António Sousa Pereira falou sobre Big Data e o futuro da medicina, numa viagem pelo universo, mostrando como o passado se conecta com o presente. O Reitor da Universidade do Porto abordou a análise genética desde a descoberta das nossas origens, relembrando que numa sociedade em que a procura pela longevidade é cada vez mais uma prioridade, o cruzamento de todos os dados armazenados em plataformas digitais assume-se como parte dessa resposta.

 

No encerramento do encontro, que decorreu nas instalações da APIFARMA, João Almeida Lopes lembrou a importância do Programa abem:, que tem como missão garantir o acesso aos medicamentos a quem que se encontra em situação de carência económica, sublinhando o facto de que muitas farmácias têm aderido ao programa.

 

No final da intervenção, o presidente da APIFARMA lançou ainda um desafio: de “encontrar mais pessoas que estejam preparadas para acarinhar este projecto”.

 

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, tem como missão garantir que todos os portugueses tenham acesso aos medicamentos de que precisam.

 

A APIFARMA é membro fundador da Associação Dignitude, constituída em 2015.

 

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento está presente em 175 concelhos a nível nacional, nos Açores e na Madeira. O seu funcionamento depende de uma rede de organizações locais (IPSS, Caritas, misericórdias, câmaras municipais e juntas de freguesia) que se cruzam com uma rede de mais de 1000 farmácias, onde os beneficiários do cartão abem podem ter acesso aos medicamentos de forma anónima.

Associados Apifarma

A APIFARMA tem 115 empresas associadas. Consulte a lista.

Ver listagem de associados

Fale connosco

Tem alguma questão sobre o nosso site, serviços e áreas de intervenção?

Contacte-nos