A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica representa as empresas farmacêuticas em Portugal que não desistem de lutar contra a pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. A Indústria Farmacêutica assumiu, desde a primeira hora, a responsabilidade de responder à situação de emergência que o mundo atravessa. Este é o nosso compromisso com as pessoas.

Garantia

Garantimos a continuidade dos tratamentos a todos os doentes

 

As empresas farmacêuticas em Portugal continuam a assegurar que os medicamentos, as vacinas e os dispositivos médicos para diagnóstico in vitro continuam a chegar a todos os que deles necessitam.

 

Portugal conta com o esforço nacional de todas as empresas: colaboradores em teletrabalho, e todos os colaboradores que asseguram a produção, a distribuição, a logística e a dispensa nas farmácias.

 

A par, apoiámos projetos especificamente criados para permitir a entrega de medicamentos, habitualmente de dispensa hospitalar, em casa de doentes – Operação Luz Verde e Fundo de Emergência abem: Covid-19.

Apoio

Apoiamos a Sociedade, as Autoridades e o Sistema de Saúde no terreno

 

A APIFARMA e as empresas farmacêuticas suas associadas já doaram mais de 3,2 milhões de euros para apoiar a aquisição de equipamento para os profissionais que combatem a COVID-19 e material para análises e ensaios de diagnóstico ao coronavírus.

 

Os apoios destinam-se a entidades do Serviço Nacional de Saúde, autarquias, instituições de ensino, prestadores de saúde particulares, organizações não governamentais, associações de doentes, entre outras.

 

Contribuímos também para a Resposta Global à COVID-19, uma iniciativa da Comissão Europeia para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso a vacinas, diagnósticos e tratamentos.

Prioridade

Demos prioridade à investigação de Vacinas, Medicamentos e Diagnósticos

 

Existem hoje quase 100 vacinas candidatas e mais 200 medicamentos em investigação. E estão em curso mais de 800 ensaios clínicos para responder, com eficácia e segurança, a esta pandemia.

 

Mobilizámos os nossos investigadores, partilhámos conhecimento, colaborámos com as autoridades e organizações públicas de investigação. Tudo para acelerar a descoberta e disponibilizar ao Mundo a solução para a pandemia.

 

Logo que se alcançar uma vacina ou medicamento de qualidade, segurança e eficácia comprovadas, será dada total prioridade à sua disponibilização junto da população, em condições de equidade. Esta é parte da nossa missão.

Fale connosco

Tem alguma questão sobre o nosso site, serviços e áreas de intervenção?

Contacte-nos