Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 09-11-2016

Investigação Clínica – Do Compromisso à Acção
A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica realizou-se, no passado dia 9 de Novembro, no CCB, em Lisboa a Conferência “Investigação Clínica – Do Compromisso à Acção”, cujo programa está disponível aqui.
 
A iniciativa, inserida nas “Conferências APIFARMA, Saber Investir, Saber Inovar”, pretendeu apresentar e debater os principais desafios e oportunidades que se colocam ao desenvolvimento da investigação clínica e aos ensaios clínicos de novos medicamentos em Portugal.
 
A conferência “The path to invest in Clinical Research till demonstration of value generation. What key performance indicators matter? The example of an academic center” foi proferida por Jeffrey Yachnin, da Universidade de Karolinska, Suécia.
 
Seguiu-se um momento de debate onde foram apresentados os resultados do estudo “Ensaios Clínicos em Portugal: Consensos e Compromissos” elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública. O documento identifica e prioriza indicadores de desempenho dos centros de ensaio e reflecte sobre modelos de capacitação e optimização de recursos.
 
A conferência foi antecedida pela criação de um Fórum para a participação das instituições envolvidas em actividades de investigação com o objectivo de divulgar, sob a forma de Posters, as iniciativas relacionadas com a dinamização da investigação em saúde e privilegiar a discussão e interacção informais. Constituiu-se uma comitiva de acompanhamento para a visita à exposição com o propósito de facilitar o diálogo e a reflexão conjunta sobre a relevância desta iniciativa e recolher sugestões sobre o seu seguimento.
 
Foram submetidos 31 Posters provenientes de diversos sectores – centros envolvidos na descoberta de novos alvos terapêuticos e bio marcadores, monitorização de efectividade das terapêuticas em contexto de vida real, em ensaios clínicos de medicamentos, avaliação da segurança, resultados em saúde, e organizações de apoio a estudos de iniciativa do investigador. Como denominador comum todos estes posters reflectem a aplicação de metodologias cientificamente validadas e o empenho na divulgação de resultados. A maioria das submissões evidencia projectos resultantes da cooperação entre instituições universitárias, de investigação básica e clínica, e articulação entre a área da investigação clínica e as ciências sociais. Diversos posters ilustram que a actividade clínica é compatível com a investigação e que o estabelecimento de parcerias com centros nacionais e internacionais e a indústria farmacêutica podem ser modelos de colaboração viáveis e de valor na criação de conhecimento.
 
A forma como as instituições acolheram esta iniciativa denota um enorme interesse e potencial para preencher a lacuna existente na quota de participação em ensaios clínicos para o desenvolvimento de novos medicamentos, quando nos comparamos com outros países europeus com características semelhantes. Para que este potencial se torne uma realidade é fundamental que mais instituições possam ter estruturas de apoio à investigação em saúde. Temos um caminho a percorrer, e devemos fazê-lo em passo acelerado, necessitando por isso de um compromisso estratégico de todos os agentes responsáveis pela intervenção em saúde.
 
Para mais informações, consultar:
 
  • Resumo dos posters em exposição.
  • Discurso de João Almeida Lopes, presidente da Direcção da APIFARMA.
  • CV dos oradores:
 
Apresentações:
 
 
 

 

 

 
















Poster 1 - Apresentação geral da instituição

 

Poster 2 - Dual targeting of nuclear receptors ameliorates NAFLD pathogenesis in different dietary murine models

 


Poster 3 - MEK5 and ERK5 are overexpressed in colon cancer, and MEK5 constitutive activation accelerates cell cycle, increases migration and metastasis and NF-kappaB activation

 

 Poster 4 - Necroptosis In Acute And Chronic Cholestasis


Poster 6.1 - 4C-AIBILI a non-profit CRO dedicated to investigator-initiated clinical eye research at the national and multinational levels


Poster 6.2 - CEC – Clinical Trials Centre -AIBILI– Clinical Trials in ophthalmology


Poster 7 - Safety Monitoring in Clinical Trial (CTs): AIBILI activities.



Poster 8 - Secondary Research: Systematic review of costs of Adverse Drug Reactions.




Poster 9 - Economic evaluation for market access of therapeutic innovation: AIBILI activities.


Poster 10 - Added therapeutic value for market access of therapeutic innovation: AIBILI activities


Poster 11 - Organização duma unidade de ensaios clínicos em Reumatologia numa IPSS.



Poster 12 - Cooperação entre o IPR e a Industria Farmacêutica: Hospital de dia sem papel potenciando as qualidades do Reuma.pt.



Poster 13 - Escala de observação do risco de lesão da pele em neonatos (NSRAS): validação estatística com Recém-Nascidos Portugueses.



Poster 14 - Formação de um consórcio multidisciplinar para o melhoramento do diagnóstico molecular da Leucemia Mielóide Aguda.



Poster 15 - Criação de um centro de investigação clínica.



Poster 16 - Necessidades e Qualidade de Vida em Doentes com Mieloma Múltiplo e seus Cuidadores. Psicologia.

 



Poster 17 - Leveraging Evidence for Better Care.



Poster 18 - Doenças hepáticas metabólicas.




Poster 19 - National Liason Team da European Patients’s Academy em Portugal) European Patients ‘Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI).



Poster 20 - In.Porto.Me - Projeto de Rastreio e Promoção da Qualidade de Vida de Seniores VIH+ da região do Porto.



Poster 21 - ICAT – Intervenção Comunitária para a Adesão à Terapêutica VIH/SIDA.



Poster 22 - Projecto SHE Portugal- Resultados preliminares.




Poster 23 - A Investigação Clínica no CHS – do plano à acção.



 

Poster 24 - Investigator-Initiated CTs Conducted by the Portuguese Clinical Research Infrastructure Network (PtCRIN).



 

Poster 25 - NOVA Clinical Research Unit – NOVA CRU.


 

Poster 27 - Fostering the excellence of research in an Academic Medical Centre - Centro Investigação Clínica e Biobanco.



 

Poster 29 - ONEIDA network to prevent and control infectious diseases and microbial resistance.



 

Poster 30 - Unidade de Investigação Clínica do IPO – Porto



 

PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE