Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 02-06-2015

Adicionar Valor ao Sistema de Saúde em Portugal

​Decorreu a 2 de Junho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a segunda conferência do ciclo "Saber Investir, Saber Inovar" de 2015, dedicada ao tema “Adicionar Valor ao Sistema de Saúde em Portugal”.

João Almeida Lopes, presidente da Direcção da APIFARMA, abriu a conferência com a afirmação de que “adicionar valor ao sistema de Saúde exige de todos os parceiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS) uma nova postura e uma contínua busca para alcançar uma melhor cobertura e novos ganhos em saúde", e salientou, entre outros aspectos, as questões da eficiência e da eficácia do SNS, o papel da internacionalização da área da Saúde, e o sector das ciências da saúde enquanto um dos mais dinâmicos da economia, dos que incorporam maior conhecimento, tecnologia, valor acrescentado e que têm também maior capacidade de criar emprego qualificado, terminando a sua intervenção concluindo que "a excelência do sector das ciências da saúde terá de ser um dos principais contributos para a sustentabilidade do sistema de saúde como um todo".

Manuel Teixeira, Secretário de Estado da Saúde, defendeu a necessidade do reequilíbrio financeiro do SNS, sem que este venha a afectar o valor da Saúde. Acrescentou ainda que estamos numa fase em que a inovação está a aparecer de uma forma muito acelerada e focada no indivíduo, que exige novos modelos de financiamento da saúde.
 
A sessão seguiu com a apresentação de Francisco Velez Roxo, Professor e Coordenador de Programas na área da Saúde da Católica Lisbon-Business&Economics com o tema "Promover um sistema de saúde mais eficiente".
 
Seguiu-se uma mesa redonda com o título "Promover um sistema de saúde mais eficiente em Portugal", com a moderação de Eduardo Pinto Leite (Direcção da APIFARMA) e a participação de Abel Bruno Henriques (Secretário-geral da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde), Adalberto Campos Fernandes (Professor da Escola Nacional de Saúde Pública), Hélder Mota Filipe (Vice-Presidente do INFARMED, I.P.), Carla Tavares (Key Account Manager na AICEP Portugal Global) e Rui Santos Ivo (Presidente da Administração Central dos Sistemas de Saúde).
 
Consultar:
- Intervenção do Presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, na sessão de abertura
- Apresentação "Promover um sistema de saúde mais eficiente" - Francisco Velez Roxo, Professor e Coordenador de Programas na área da Saúde da Católica Lisbon-Business&Economics
 
 

João Almeida Lopes, Presidente da Direcção da APIFARMA, na sessão de abertura

Manuel Teixera, Secretário de Estado da Saúde, na sessão de abertura

Francisco Velez Roxo, Professor e Coordenador de Programas na área da Saúde da Católica Lisbon-Business&Economics
Carla Tavares, Key Account Manager na AICEP Portugal Global

Abel Bruno Henriques, Secretário-geral da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde
 Adalberto Campos Fernandes, Professor da Escola Nacional de Saúde Pública

Hélder Mota Filipe, Vice-Presidente do INFARMED, I.P.
 Rui Santos Ivo, Presidente da ACSS, I.P.

Eduardo Pinto Leite, Direcção da APIFARMA
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE