Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 18-11-2011

Aliança Portuguesa para a Preservação do Antibiótico

A APIFARMA foi uma das vinte entidades nacionais signatárias da Aliança Portuguesa para a Preservação do Antibiótico (APAPA) apresentada no Porto, por ocasião do Dia Europeu do Antibiótico, a 18 de Novembro 2011.

Esta aliança tem como objectivo reduzir o consumo de antibióticos e diminuir a taxa de bactérias resistentes aos mesmos, de forma a garantir, pelo empenho das instituições envolvidas, a preservação da eficácia do antibiótico.

No evento, além da concretização da assinatura da Aliança, foram apresentadas as novas orientações e normas do Programa Nacional de Prevenção das Resistências aos Antimicrobianos, coordenado pelo especialista José Artur Paiva, do Grupo de Infecção e Sepsis da Direcção-Geral da Saúde.

A descoberta e produção em larga escala de antibióticos permitiu reduzir marcadamente a mortalidade devida a doenças infecciosas e aumentar significativamente a esperança de vida média, na segunda metade do século XX. No entanto, nas últimas décadas, a resistência aos antibióticos cresceu de forma exponencial, de início no meio hospitalar e depois, também, na comunidade. Nesta altura, mais de 70% das bactérias causadoras de infecção hospitalar são resistentes a pelo menos um dos antibióticos habitualmente usados para as tratar.

Para mais informações, consultar:

Memorando de constituição da APAPA

Programa do Dia Europeu do Antibiótico  

Direcção-Geral da Saúde

Grupo de Infecção e Sepsis

PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE