Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR Horizonte 2020
O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do co-financiamento de projectos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.
 
O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:
  • Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
  • Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
  • Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).
 
O H2020 conta ainda com cerca de 2% do seu orçamento total como contributo financeiro para o Joint Research Center da Comissão Europeia.
 
Para além destes três pilares, existem ainda outros instrumentos que representam, no total, cerca de 6% do orçamento do H2020.
 
Adicionalmente, o programa EURATOM, destinado a actividades na área da energia nuclear, tem um orçamento, no âmbito do H2020, de 2,37 milhões de euros para o período de 2014 a 2020.
 
 
Abertura a novos participantes e apoio às PME
 
O Parlamento Europeu criou um novo pilar dedicado ao alargamento da participação, no qual foram introduzidos mecanismos que permitem uma melhor distribuição geográfica da alocação dos fundos sem pôr em causa o princípio da excelência dos projectos e dos participantes.
 
Os eurodeputados alargaram o programa a novos grupos de investigadores (por exemplo, investigadores em início de carreira) e melhoraram o financiamento para as pequenas e médias empresas, cujo acesso será simplificado devido à redução da burocracia.
 
Pelo menos 11% do orçamento do Horizonte 2020 deve ser destinado às PME, de acordo com o objectivo traçado pelos eurodeputados.
 
 
Emprego de jovens investigadores
 
Uma das prioridades do Horizonte 2020 é o emprego dos jovens investigadores. A maior parte do orçamento do programa é dedicada à contratação de investigadores, técnicos, engenheiros e empreendedores. Segundo Graça Carvalho, "cada mil milhões de euros do Horizonte 2020 podem financiar 2.500 bolsas Marie Curie ou 4.000 PME inovadoras".
 
O Horizonte 2020 prevê, por exemplo, a criação de bolsas para evitar a fuga de cérebros e de vouchers de inovação para jovens empreendedores.
 
 
Energia e questões do mar
 
Várias áreas científicas e tecnológicas foram reforçadas pelos eurodeputados, como a energia limpa com as renováveis, a eficiência energética e a introdução de uma nova área horizontal toda dedicada às questões do mar.
 
 
Para mais informações consultar o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT.
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE