Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR Ensaios Clínicos
 
Segundo a Agência Europeia de Medicamento (EMA), todos os anos são autorizados cerca de 4000 Ensaios Clínicos no Espaço Económico Europeu (EEE), um esforço conjunto de diversas entidades de investigação globais que contribui decisivamente para a forma como tratamos doentes e curamos inúmeras patologias.
 
Nos últimos 60 anos, a esperança de vida na União Europeia (UE) aumentou quase uma década. Desde os anos 80, a taxa de morte por VIH caiu cerca de 80% e perto de 20% no caso de óbitos por cancro. A hepatite C pode actualmente, em inúmeros casos, ser curada e o desenvolvimento de terapêuticas personalizadas estão a modificar a forma como trataremos os doentes no futuro.
 
Face aos resultados, a comunidade científica assinala o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, a 20 de Maio, reconhecendo a importância do papel dos inúmeros agentes que contribuem para os avanços e divulgação dos resultados dos processos de investigação na medicina moderna, nomeadamente voluntários, investigadores, companhias farmacêuticas, promotores, reguladores e publicações científicas.
 
Em Portugal, a APIFARMA assinalou o dia, em 2016, com a disponibilização de um conjunto de vídeos que apresenta de forma objectiva o panorama e o potencial dos Ensaios Clínicos. 
 
Os cinco vídeos, que recorrem a ilustrações animadas, abordam o tema em cinco ângulos distintos: Ensaios Clínicos e Transparência, Desenhando um Ensaio Clínico, A Importância dos Ensaios Clínicos, A Jornada dos Ensaios Clínicos e Transparência e privacidade. A galeria pode ser acedida aqui.
 
Os ensaios clínicos são essenciais para o avanço na descoberta de medicamentos que permitam corresponder às necessidades dos doentes e ao bem-estar dos cidadãos e resultam do investimento das empresas farmacêuticas na Investigação & Desenvolvimento (I&D) de novos medicamentos.
 
A importância dos ensaios clínicos.PNG A jornada dos ensaios clínicos.PNG desenhando um ensaio clínico.PNG
  
ensaios clínicos e transparência.PNG transparência e privacidade.PNG
 
Os desafios dos Ensaios Clínicos em Portugal
 
Em 2015, 91% dos Ensaios Clínicos realizados em Portugal foram promovidos pela Indústria Farmacêutica. Embora os níveis de investimento em Ensaios Clínicos em Portugal tenham crescido significativamente nos últimos anos, estão ainda entre os mais baixos da Europa Ocidental.
 
A ausência de uma visão estratégica para a atividade de ensaios clínicos em Portugal tem-se reflectido num quadro legislativo e regulamentar pouco eficiente e na desadequação das infraestruturas disponíveis face à exigência da actividade.
 
Este cenário tem levado Portugal a perder competitividade neste sector, nomeadamente quando comparado com alguns países emergentes.
 
A APIFARMA tem defendido que Portugal tem condições para reforçar o seu compromisso com a inovação, assumindo mais protagonismo internacional nos ensaios clínicos.
 
Para tal, a par da optimização de processos de avaliação e implementação de Ensaios Clínicos, da capacitação dos profissionais e dos centros de investigação clínica, e da promoção de parcerias de investigação, é crucial adoptar uma visão estratégica para esta área e estimular os sistemas de incentivos à I&D.
 
Sobre o dia 20 de Maio
 
20 de Maio de 1747 é comummente aceite como o dia em que James Lind, médico da marinha britânica, conduziu o que hoje é reconhecido como o primeiro Ensaio Clínico da história.
 
O primeiro estudo comparativo realizado em condições experimentais controladas foi aplicado num grupo de marinheiros que sofriam de escorbuto e permitiu  registar pela primeira vez os efeitos positivos da vitamina C num grupo de indivíduos a quem foi administrado sumo de limão.
 
Saiba mais sobre os Ensaios Clínicos:
  
 
 
 
 
                       
PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE