Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Medicamento Veterinário

Assim como os seres humanos, os animais também adoecem. Em paralelo com a ciência da medicina humana, os medicamentos veterinários têm sido usados desde sempre.

Actualmente, está disponível uma gama de medicamentos utilizados para prevenir e curar doenças, bem como para manter os animais saudáveis.

Os medicamentos de uso veterinário podem ajudar a aumentar directamente a qualidade nutricional dos produtos de origem animal, a aumentar a sua produção, e/ou a garantir produtos de origem animal saudável.

Algumas doenças animais são transmissíveis ao homem, quer ao proprietário do animal, quer ao consumidor. A maioria destas doenças tem sido controlada pelos avanços da ciência veterinária e pelo desenvolvimento de medicamentos veterinários.

Na União Europeia, os produtos para saúde animal podem ser vendidos, apenas, se tiverem sido aprovados oficialmente (“Registados” ou “Licenciados”), pelas autoridades nacionais e/ou Europeias.
 
A base para aprovação é a avaliação científica, por peritos independentes em Segurança, Qualidade e Eficácia do medicamento, nomeados pelo Governo.
 
A segurança cobre:

- a segurança do animal;
- a segurança do utilizador (veterinários, produtores ou proprietários dos animais);
- a segurança ambiental;
- e a segurança do consumidor.
 
A avaliação de qualidade cobre:
 
- A capacidade do produto cumprir, de forma consistente, as especificações aprovadas;
- O layout e a gestão das instalações e os procedimentos de controlo de qualidade;
- A estabilidade de armazenamento do produto, de modo a que a sua qualidade seja mantida durante a validade do mesmo.
 
A eficácia mostra que existe evidência científica para a actividade pedida, e a confiança na segurança dos alimentos provenientes de animais tratados é tanto maior quanto melhor estiverem informados os consumidores e aqueles que os representam acerca dos padrões rigorosos a que um produto é submetido antes de ser introduzido no mercado.

 

 

Mais informações:

Na actividade da APIFARMA, a área da saúde animal, pela sua especificidade, é tratada no âmbito da Comissão Especializada APIFARMA Vet

PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE