Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
VOLTAR 30-05-2017

Entrega dos Prémios “Jornalismo em Saúde”
A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o Clube de Jornalistas entregaram os Prémios “Jornalismo em Saúde” no dia 30 de Maio, em Lisboa, distinguindo os melhores trabalhos em quatro categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Digital.
 
A cerimónia decorreu no Palácio Foz e as distinções forem entregue por Francisco George, Director-Geral da Saúde, Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Mário Zambujal, Presidente do Clube de Jornalistas e João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA.
 
Isabel Moiçó foi a grande vencedora do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas. "Um Pedaço de ti", uma grande reportagem sobre o mundo da doação e transplante de órgãos em Portugal, foi eleita pelo júri como o melhor trabalho a concurso e recebeu ainda o prémio na categoria de Televisão. A jornalista da TVI agradeceu o empenho dos profissionais de saúde e o altruísmo dos doares de órgãos, que possibilitam que outros vivam.
 
Catarina Gomes venceu na categoria Imprensa com o trabalho “Catarina saiu de um mês em que praticamente não estava viva”. A jornalista, nas páginas do jornal Público, descreve os dias de trabalho de uma equipa psicomunitária do Hospital de Évora e a importância das suas visitas na vida de duas doentes. Catarina Gomes referiu a importância de falar das doenças mentais, como forma de combater o estigma associado a estas patologias.
 
Na categoria Rádio a vencedora foi Arlinda Brandão com o trabalho “Diabetes, ameaça silenciosa”. A reportagem da Antena 1 aborda o grave problema de saúde pública que constitui a diabetes em Portugal, sendo a primeira causa de cegueira, de amputações, hemodiálise, enfartes em pessoas novas e a primeira causa de morte súbita. A jornalista alertou para a necessidade de tomar medidas face “ao aumento da prevalência da doença em Portugal” e apelou ao envolvimento das autoridades de saúde para garantir o acesso dos doentes aos medicamentos.
 
Marlene Carriço, jornalista do Observador, venceu na categoria Jornalismo Digital, com o trabalho “Temos médicos a menos ou a mais?”. A jornalista ouviu o Ministério da Saúde, a Ordem dos Médicos, os sindicatos médicos, as associações e os representantes dos estudantes de medicina para perceber o impacto e a verdadeira dimensão desta discussão antiga. Nas palavras de agradecimento, Marlene Carriço, referiu que é importante apoiar o jornalismo porque “é a melhor forma de contar todos os lados da mesma história”.
 
O Júri atribuiu Menções Honrosas a Vânia Maia, jornalista da Visão, pelo trabalho “Zona Wi-fi: Perigo”, a Filipa Simas, jornalista da RTP, pelo trabalho “(Des)Ligados” e a Ana Carrilho, jornalista da Rádio Renascença, pelo trabalho “Alzheimer: Uma doença esquecida pela Europa”.
 
Todos os jornalistas, nas suas palavras de agradecimento, alertaram para a importância da comunicação e que este prémio é um incentivo extra para fazer melhor jornalismo em Saúde em Portugal.
 
Os nomes dos vencedores desta 1.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas” foram anunciados a 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, para reforçar o simbolismo da iniciativa, organizada pelo Clube de Jornalistas com apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
 
João Almeida Lopes na sua intervenção afirmou que o jornalismo e a indústria farmacêutica “têm em comum a preocupação com os cidadãos”. O presidente da APIFARMA agradeceu ao Clube de Jornalistas o empenho na iniciativa, “condição essencial para salvaguardar a integridade, a independência e o futuro deste prémio.”
 
O “Prémio Jornalismo em Saúde” é uma organização do Clube de Jornalistas, promovido com o apoio da APIFARMA e pretende contribuir para promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde com enfoque em aspectos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.
 

Notícias de Imprensa:

30/05/2017
TVI
 
30/05/2017
Publico Online
 

  

























 

PESQUISA RÁPIDA
 

 

 
AGENDA
ASSOCIAÇÕES DE DOENTES
DÍVIDAS HOSPITALARES
INDICADORES
LISTA DE ASSOCIADOS
NOTÍCIAS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PEDIDO DE INSCRIÇÃO NA APIFARMA
CONTACTOS     |      LINKS ÚTEIS     |      FAQ'S     |      POLÍTICA DE PRIVACIDADE     |      MAPA DO SITE
Partilhar: