"Os Animais são bons para nós, seja bom para eles" - European Pet Night 2012
Agenda
Agenda

 "Os Animais são bons para nós, seja bom para eles" - European Pet Night 2012
29-02-2012

A 6ª edição da European Pet Night decorreu a 29 de Fevereiro em Bruxelas, este ano organizada pelos eurodeputados Horst Schnellhardt e Iratxe García Pérez, com o objectivo de discutir a importância dos animais de companhia.

O evento, que juntou decisores da União Europeia, Organizações Não-Governamentais de bem-estar animal, representantes da indústria da saúde animal, veterinários, proprietários de animais de companhia e até mesmo alguns cães, homenageou as muitas maneiras em que os animais nos ajudam, e mostrou os benefícios dos animais de companhia nos campos social e de saúde na vida das pessoas.

Mais de 70 milhões famílias na Europa possuem animais de companhia, que não só são considerados muitas vezes como um "membro da família", mas que também podem apoiar as actividades diárias das pessoas:

  • Testes mostram que acariciar cães e gatos pode reduzir a tensão arterial e frequência cardíaca.
  • Os psiquiatras prescrevem frequentemente a adopção de um animal de companhia para combater a depressão, inactividade, neurose e stress.
  • Só na União Europeia, hoje em dia mais de 12.000 cães-guia ajudam as pessoas cegas e amblíopes a levar uma vida independente, e quase 1.000 cães auditivos foram colocados com surdos ou deficientes auditivos.
  • Os cães também são treinados para ajudar as pessoas com deficiência física com uma variedade de tarefas diárias.
  • Os cães de salvamento são utilizados ​​regularmente em locais de desastres para procurar e resgatar as pessoas de avalanches e escombros, ou para localizar pessoas perdidas ou desaparecidas em áreas de floresta densa.
  • Os cavalos são usados ​​para tratar pessoas com uma grande variedade de problemas, incluindo deficiências mentais e físicas, sendo este já um procedimento prescrito pelos médicos.

Está cientificamente comprovado que ter animais de companhia torna os donos mais saudáveis. Num esforço para realçar este papel positivo dos animais na sociedade europeia, a Indústria de Saúde Animal adoptou o lema "Os animais são bons para nós, seja bom para eles. Nós importamo-nos".

A Indústria de Saúde Animal na Europa acredita que a saúde animal é um pré-requisito para o bem-estar animal.

Para mais informações sobre a iniciativa European Pet Night, consultar o site da Federação Europeia de Saúde Animal (IFAH-Europe).


Voltar <
Partilhar