Actualidades
IFPMA lança relatório sobre inovação em vacinasIFPMA lança relatório sobre inovação em vacinas 22-01-2015
​A Federação Internacional da Indústria Farmacêutica (IFPMA) lançou hoje o relatório 2015 IFPMA Innovation for a healthier World: How the research-based Vaccine Manufacturers are contributing to the Decade of Vaccine Action Plan, que oferece um instantâneo de como os fabricantes de vacinas baseadas em investigação continuam a investir e inovar na descoberta, desenvolvimento, fabrico e disponibilização de vacinas de alta qualidade.

Garantir o acesso aos medicamentos para os doentes: associações da indústria farmacêutica europeia divulgam documento conjuntoGarantir o acesso aos medicamentos para os doentes: associações da indústria farmacêutica europeia divulgam documento conjunto 20-01-2015
​A AESGP, EFPIA, EGA, e PPTA anunciaram esta semana a divulgação do documento conjunto “Communication of information on quality and manufacturing potential supply disruption”. Este documento faz parte da resposta da indústria para à consulta da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para a acção voluntária e proactiva no sentido de possibilitar um acesso contínuo aos medicamentos por parte dos doentes europeus.

APIFARMA lança aplicação móvel Simposium Veterinário APIFARMAAPIFARMA lança aplicação móvel Simposium Veterinário APIFARMA 06-01-2015
​A APIFARMA VET acabou de lançar a aplicação móvel do Simposium Veterinário, disponível gratuitamente nas plataformas iOS e Android, através das respectivas lojas.A versão móvel do Simposium Veterinário APIFARMA foi concebida de forma a tornar mais fácil e cómoda a sua utilização, nomeadamente por todos os veterinários, podendo toda a informação ser consultada offline, não necessitando, por isso, de ligação à internet.

APIFARMA edita 75 anos da história da Indústria Farmacêutica em PortugalAPIFARMA edita 75 anos da história da Indústria Farmacêutica em Portugal 12-12-2014
​“A Indústria Farmacêutica em Portugal – Saber Investir, Saber Inovar 75 Anos” é o título da obra que documenta a história do sector em Portugal através do seu contributo para a Ciência, a Saúde e a Economia nacionais desde 1939. Editada pela APIFARMA, por ocasião da celebração do seu 75º aniversário, a obra apresenta também um conjunto de testemunhos institucionais de parceiros da associação.

Ciclo de Conferências APIFARMA 2014
http://www.apifarma.pt/PublishingImages/CicloConfs2014.png
Saúde e Crescimento na Europa
http://www.apifarma.pt/Documentos%20ENews/SaudeEcresc_banner.png
Dívidas dos Hospitais do SNS às empresas farmacêuticas
/PublishingImages/dividashosp/1.png
Vendas de medicamentos aos hospitais do SNS
/PublishingImages/vendashosp/vendas1.png
Indicadores APIFARMA
/PublishingImages/dividashosp/2.png
Vacinação contra a Gripe Sazonal 2014/2015
Campanha Fight the Fakes
http://spfte01apifarma.cloudapp.net/PublishingImages/Fight_the_Fakes_Banner.jpg
 
 
 
Iniciativas
Curso Livre de Literacia em Saúde Curso Livre de Literacia em Saúde 05-01-2015
​A Outro Modo, cooperativa cultural / Le Monde diplomatique – edição portuguesa, organiza o Curso Livre de Literacia em Saúde, composto por 10 seminários, que irão decorrer entre Janeiro e Março, sobre temas como: a evolução dos últimos 40 anos nas várias vertentes (organizacional, financiamento, acesso, etc.), SNS e a Saúde Pública, cuidados primários, hospitalares e continuados, determinantes sociais da saúde, doenças de maior prevalência em Portugal, evolução do estado de saúde ao longo da vida, actores da saúde, e o medicamento.

Banco de Medicamentos solidário celebra 2 anos de actividadeBanco de Medicamentos solidário celebra 2 anos de actividade 12-12-2014
Celebrou-se no passado dia 1 de Dezembro o segundo aniversário do funcionamento do Banco de Medicamentos solidário, uma iniciativa que já conta com a adesão de 39 empresas da indústria farmacêutica e 83 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Até esta data, já foram doadas, pela Indústria Farmacêutica, 214.857 embalagens. Deste universo de ofertas disponibilizadas, durante este espaço temporal, as instituições de solidariedade social encomendaram um total de 100.400 embalagens de medicamentos, das quais já foram entregues 80.341 embalagens.

APIFARMA e Ministério da Saúde assinam Acordo em para a sustentabilidade do SNS em 2015APIFARMA e Ministério da Saúde assinam Acordo em para a sustentabilidade do SNS em 2015 21-11-2014
A APIFARMA e o Ministério da Saúde assinaram hoje um Acordo que visa “contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e garantir o acesso ao medicamento” em 2015. Na cerimónia, o Vice-Presidente da APIFARMA Eduardo Pinto Leite, salientou que a associação “tem procurado privilegiar uma relação de diálogo e negociação com o Ministério da Saúde” em defesa de “resultados positivos para a sustentabilidade do SNS, o acesso dos doentes aos tratamentos e meios de diagnóstico de que necessitam e a capacidade operacional da Cadeia de Valor do Medicamento”.

 
 
 
Internacional
IFAH-Europe promove 11ª edição da European Pet Night IFAH-Europe promove 11ª edição da European Pet Night 25-02-2015
A Federação Europeia de Saúde Animal (IFAH-Europe) organiza a 10ª edição da European Pet Night, no próximo dia 25 de Fevereiro de 2014, no Museu Belvue em Bruxelas, sob o patrocínio da Eurodeputada Julie Girling.

Joe Jimenez como novo Presidente da EFPIAJoe Jimenez como novo Presidente da EFPIA 09-12-2014
​A EFPIA anunciou a nomeação oficial de Joe Jimenez, CEO da Novartis, como seu novo Presidente. Jimenez irá trabalhar ao lado de Stefan Oschmann, CEO Pharma da Merck KGaA, e Marc de Garidel, Chairman e CEO da Ipsen, que foram nomeados como Vice-Presidentes da Direcção.

EFPIA e IMI anunciam financiamento a projectos que ajudem no combate ao vírus Ébola EFPIA e IMI anunciam financiamento a projectos que ajudem no combate ao vírus Ébola 06-11-2014
​A Federação Europeia da Indústria Farmacêutica (EFPIA), o seu grupo especializado Vaccines Europe, e a Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores (IMI) anunciaram hoje um convite à apresentação de propostas para um financiamento de 280 milhões de euros, ao abrigo do regime público-privado IMI, para o programa Ebola+, que tem como objectivo o desenvolvimento de vacinas contra vírus Ébola.